598 views 2 mins

Parque Estadual de Vila Velha realiza Caminhada Noturna

em Turismo
quarta-feira, 27 de setembro de 2023

O mês de setembro termina com a tradicional Caminhada Noturna oferecida pelo Parque Vila Velha. O evento, aguardado com ansiedade pelos visitantes acontece no dia 30 de setembro, sábado.

O trajeto da caminhada é de cerca de 4,5 km, ladeando os blocos de arenitos utilizando apenas as estrelas como fonte de luz, até chegar na icônica Taça, quando os participantes retornam, após a contemplação, partindo para o ponto especial de observação ao telescópio.

Conduzidas pelo professor Matheus Frare, as Caminhadas Noturnas são sucesso no Parque há vários anos, e possuem foco na instrução a astronomia e curiosidades que são repassadas aos participantes ao longo do trajeto.

Caminhando sob os astros…
Quem participa da Caminhada Noturna consegue observar a olho nu diversos astros, porém, isso depende muito da época do ano e das condições do céu. “Conseguimos observar planetas, constelações de estrelas, a mancha da nossa própria galáxia cruzando o céu, nebulosas, galáxias vizinhas, em alguns casos, isso inclui a galáxia de Andrômeda: o objeto mais distante que se pode ver consistentemente a olho nu, aglomerados de estrelas, meteoros (estrelas cadentes), satélites artificiais (Hubble, ISS, entre outros)”, revela Frare.

Pôr do Sol
Quem optar por participar a Caminhada Noturna, deve ficar atento ao relógio, pois ela é realizada horários distintos de início conforme a época do ano.

“A caminhada inicia por volta de 20 a 30 minutos após o pôr do Sol. Ao longo do ano, os horários de pôr e nascer do Sol variam, seguindo as estações do ano, de modo que no inverno temos noites mais longas do que dias (caminhada começa mais cedo), e no verão dias mais longos que noites (caminhada começa mais tarde)”, explica o professor (www.parquevilavelha.com.br).