370 views 3 mins

Cresce turismo doméstico de luxo no litoral catarinense

em Turismo
quarta-feira, 05 de março de 2025

A diferença cambial é um fator que tem motivado brasileiros de alto poder aquisitivo a viajarem pelo Brasil. Nas praias de Santa Catarina, o reflexo é sentido em ocupações recordes neste verão em marina e hotel exclusivo à beira da Praia Brava de Itajaí.

Enquanto Santa Catarina tem presenciado um aumento considerável de turistas argentinos por conta da alta do dólar, a moeda também é um dos fatores que têm impulsionado turistas brasileiros de alto poder aquisitivo a viajarem pelo Brasil em cidades que oferecem infraestrutura, produtos e serviços de qualidade. No litoral norte de Santa Catarina, por exemplo, a Marina Itajaí conquistou as maiores taxas de ocupação desde 2022 em diárias de lanchas e iates nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e cresceu mais do que o dobro em relação ao mesmo período do ano passado,  conforme informações do diretor do complexo náutico Carlos Gayoso de Oliveira. O empreendimento, um dos maiores do país com 405 vagas secas e molhadas, atingiu picos de ocupação máxima no final do ano, além de ter registrado alto volume de serviços como a movimentação de barcos para a realização de passeios pela região. 

“O movimento deste final de ano foi surpreendente especialmente de público do Sul e do Sudeste, inclusive muitas pessoas que ainda não conheciam a marina e que vieram passear com seus barcos junto com a famíli”; explica Carlos.

O expressivo movimento de turistas nacionais também foi confirmado pelo hotel Villa d’Ozio, localizado à beira da Praia Brava de Itajaí e que traz um ambiente elegante ao estilo “casa de praia” exclusivamente para adultos. Com diárias em torno de R$1.200,00, o hotel registrou ocupação recorde acima de 90%, especialmente entre o Natal e a primeira quinzena de janeiro. A gerente, Andrea Santos, confirma que 100% do fluxo recebido foi de turistas brasileiros, especialmente da região Sul e Sudeste, que vieram de carro em busca de serviços de alta qualidade, exclusividade no atendimento e descanso à beira-mar. Além disso, aproveitaram a proximidade para se deslocar a cidades vizinhas, como Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Bombinhas e Vale Europeu, usufruindo de bons serviços de marinas, shoppings, bares e restaurantes, além de atrativos naturais, como praias, trilhas e parques. (https://www.marinaitajai.com/)