
Atrações registraram um aumento de 3,4% em visitantes e Museu Britânico continua sendo a atração mais visitada
A Associação das Principais Atrações Turísticas do Reino Unido (ALVA) divulgou, durante a Semana Inglesa do Turismo e o Mês do Turismo Escocês, os números de visitantes das atrações participantes da associação 2024, durante a Semana do Turismo Inglesa e o Mês do Turismo Escocês. O número total de visitas às 400 atrações-membro da ALVA em 2024 foi de 157,2 milhões, o que representou um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior, mas ainda 8,8% menor em relação a 2019.

As atrações mistas, que combinam elementos internos e externos, tiveram o maior aumento de visitantes, com 2,4%, em comparação com um aumento de 1% nas atrações ao ar livre. Além disso, 193 atrações destacaram que receberam pelo menos 38,7 milhões de visitas em 2024 provenientes do exterior.

A atração mais visitada no Reino Unido pelo segundo ano consecutivo foi o Museu Britânico, que recebeu 6.479.952 visitantes – um aumento de 11% em relação aos números de 2023 – enquanto em segundo lugar ficou o Museu de História Natural (South Kensington), que também teve um aumento de 11% no número de visitantes, totalizando 6.301.972. Permanecendo em terceiro lugar e sendo a atração ao ar livre mais visitada, o Windsor Great Park (The Crown Estate) recebeu 5.670.430 visitantes, após um aumento de 3%, atribuído, em parte, à nova área de Adventure Play que incentiva crianças e adultos a se conectar com a natureza e se divertir ao ar livre. Em 4º lugar ficou o Tate Modern, com 4.603.025 visitas, enquanto o Southbank Centre permaneceu em 5º lugar com um aumento de 17%, totalizando 3.734.075 visitantes.

Aumentos percentuais notáveis em Londres incluíram a National Portrait Gallery, que reabriu no verão de 2023 e subiu 9 posições para o 18º lugar, após um aumento de 36%, com 1.578.065 visitantes; enquanto o Young V&A recebeu 596.100 visitantes e subiu 35 posições para o 63º lugar – o que resultou em um aumento de 47% em seu segundo ano desde a reabertura. O Palácio de Buckingham (abertura limitada de verão) subiu 18 posições para o 58º lugar, com 646.832 visitantes, após um ano recorde em que o Palácio recebeu o maior número de visitantes da história da abertura de verão; enquanto o Parlamento do Reino Unido teve um aumento de 196% e subiu 112 posições para o 66º lugar, após receber 560.317 visitantes.

O setor de entretenimento é um atrativo para os visitantes, com o Royal Albert Hall registrando um aumento de 5% e recebendo 1.753.371 visitantes – tornando-se o local pago mais visitado em Londres. Após o sucesso de Barbie: The Exhibition, que foi a terceira mostra mais visitada da história do Design Museum, o local continua a sediar a exposição recordista de Tim Burton – a exposição mais popular dos 35 anos de história do museu; já o V&A South Kensington teve seu verão mais movimentado desde 2018 – com mais de 1 milhão de visitas entre julho e setembro, em parte graças ao especial Taylor Swift Songbook, de enorme sucesso.
Na Escócia, a atração gratuita mais visitada continuou a ser o Museu Nacional da Escócia, que subiu uma posição para o 11º lugar e teve um aumento de 6%, com 2.314.974 visitantes; seguido pelas Galerias Nacionais da Escócia, que tiveram um ano recorde e receberam 1.999.196 visitantes, com um aumento de 9% e alcançando o 14º lugar. O Castelo de Edimburgo continuou sendo a atração paga mais visitada da Escócia, com um aumento de 4% no número de visitantes, totalizando 1.981.152 (15º lugar).