397 views 2 mins

WhatsApp adere à interoperabilidade

em Tecnologia
segunda-feira, 08 de abril de 2024

A Meta anunciou que a partir de 11 de abril os usuários do WhatsApp que vivem na União Europeia poderão decidir se querem receber mensagens vindas de outros aplicativos, incluindo concorrentes como Telegram e Signal.

Vivaldo José Breternitz (*)

Essa mudança acontece em função de demandas da União Europeia no sentido de que haja “interoperabilidade” entre as plataformas de mensagens. Além disso, a partir da mesma data, a idade mínima para usar o WhatsApp na região será reduzida de 16 para 13 anos.

Quem se cadastrou no WhatsApp após 15 de fevereiro já aceitou os novos termos, enquanto os demais poderão fazê-lo a partir dos próximos dias. O Digital Markets Act, que regula os requisitos de interoperabilidade, prevê a possibilidade de troca de mensagens, fotos, mensagens de voz, vídeos e outros arquivos entre usuários de diferentes plataformas.

Dentro de dois anos, também serão possíveis chats em grupo, e dentro de quatro anos chamadas de voz e vídeo, individuais e em grupo. A partir de 11 de abril, o WhatsApp deverá disponibilizar uma nova opção no menu de configurações para ativar ou desativar a recepção de mensagens de terceiros.

Entretanto, a implementação não será imediata. Além da adesão dos outros provedores, a Meta está exigindo que os aplicativos de terceiros atendam a certos requisitos de segurança, acreditando-se que serão necessários ao menos três meses para que a interoperabilidade entre realmente no ar.

Além disso, a Meta informou também que os dados dos seus clientes da União Europeia serão gerenciados nos termos do “EU-US Data Privacy Framework”, que entrou em vigor em julho passado e visa dar mais segurança e privacidade aos usuários daquela região.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].