95 views 4 mins

Veja alguns insights valiosos para o sucesso em IoT

em Tecnologia
sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Roberto Wik (*)

O sucesso hoje significa colocar suas melhores ideias no mercado, com mais rapidez e operar de maneira diferente, para gerar novos valores com produtos e soluções inteligentes impulsionados pela IoT (Internet das Coisas) e pela chegada do 5G. As empresas que estão apenas começando com a IoT devem se capacitar com as lições aprendidas por aqueles que já estão em fases avançadas. Entre as principais lições, podemos destacar:

1 – Deus ajuda quem cedo madruga – Seja o pioneiro. Mesmo que seus produtos e serviços inovadores não sejam um sucesso imediato, você ganha insights inestimáveis que permitem o sucesso de produtos e serviços futuros.

2 – Indicadores do sucesso – Quais os fatores a ser considerados para o sucesso da iniciativa? Muitas empresas focam no payback curto, visando ao retorno rápido do seu investimento. Reveja seus indicadores para o sucesso de uma nova solução de IoT.

Resposta positiva da indústria, número de downloads de aplicativos que fazem interface com o produto ou serviço, o crescimento do ecossistema de parceiros e a adoção do mercado em comparação com as ofertas da concorrência. Produtos com fortes resultados iniciais nessas áreas frequentemente direcionam o sucesso para os anos seguintes.

3 – Você não precisa de uma grande equipe interna focada nas iniciativas de IoT para fazer acontecer – Na verdade, fazer muito internamente aumenta o investimento inicial, enquanto atrasa o tempo de implementação e para o mercado. Avalie a utilização de uma rede de parceiros na estratégia e tecnologia, para dar velocidade, foco, obter conhecimento e acelerar os resultados.

4 – É tudo uma questão de dados – A capacidade de coletar dados gerados por sensores em campo em tempo real e derivar insights são fundamentais para criar soluções inteligentes com resultados relevantes. Comece pequeno, falhe rápido e cresça rapidamente – o que requer saber quais dados acessar. Em seguida, estabeleça uma base tecnológica para armazenar dados, tornando-os completos e limpos, e gere inteligência com base no que você deseja deles.

5 – Considere os requisitos de segurança no início de cada projeto. Entender se a sua organização está pronta para a adoção de IoT vai depender inteiramente do quão bem ela foi planejada. Cada implementação de IoT será distinta em sua própria maneira, de acordo com os requisitos de cada negócio, resultados esperados, níveis de maturidade em IoT e habilidades de dados, tecnologia e infraestrutura.

Cada empresa deve conduzir uma avaliação rigorosa das necessidades e planejar cuidadosamente seu roteiro para entregar uma solução de IoT flexível, segura e escalonável. Para ajudar a orientar a implementação, as organizações também devem considerar o uso de soluções pré-construídas, arquiteturas de referência e projetos de provedores de serviços de tecnologia experientes.

Mas lembre-se: não comece pela tecnologia. Compreenda primeiro como o design de soluções com IoT podem ser postas em prática, para gerar valor para nós, humanos, como consumidores, colaboradores, parceiros de negócios etc. Só assim é que as organizações poderão gerar os retornos significativos desejados.

(*) – É diretor de indústria e varejo da Cognizant para a América Latina (www.cognizant.com.br).