73 views 2 mins

USA x China: mais um capítulo da novela do embargo

em Tecnologia
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Uma Unidade de Processamento Gráfico (Graphics Processing Unit – GPU) é um dispositivo vital nos computadores responsáveis pela execução de tarefas ligadas à inteligência artificial.

Vivaldo José Breternitz (*)

Tentando evitar que a China avance nessa área, o governo americano proibiu que modelos mais poderosos desses dispositivos fossem exportados para a China – o embargo vale para as empresas americanas e em termos práticos, para as empresas de países aliados aos Estados Unidos.

Agora, o governo americano está tentando descobrir como GPUs avançadas, fabricadas pela Nvidia chegaram à China, apesar do embargo. Uma das hipóteses é que os chineses, proibidos de comprar as GPUs, simplesmente compraram servidores dos quais elas fazem parte.

Ao que parece, revendedores, empresas, institutos de pesquisa e universidades chinesas compraram grandes quantidades desses servidores – em uma ditadura, como a daquele país, não deve ser muito difícil que o governo consiga retirar as GPUs desses servidores e as utilize da forma que julgar melhor.

Tentando esclarecer se houve alguma fraude ou simplesmente falha dos envolvidos, o Bureau of Industry and Security, do governo americano, está investigando o assunto; não só a Nvidia mas também fabricantes de servidores como a Dell, Gigabyte e Supermicro, negaram qualquer irregularidade.
Este é mais um capítulo dessa novela, que promete ser muito longa.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].