105 views 28 secs

Uma pequena vitória contra a paralisia

em Tecnologia
terça-feira, 18 de maio de 2021

Homem com paralisia consegue escrever texto apenas com o pensamento. O sistema desenvolvido pelo consórcio BrainGate foi testado por um homem de 65 anos. O equipamento, implantado no cérebro, permite que o pensamento seja interpretado e transformado em texto. A taxa de acerto foi de 95% e a capacidade de produção foi de 16 palavras por minuto.

Esse tipo de interface cérebro-máquina é importante para proporcionar mais autonomia a pessoas com dificuldades motoras. Outros equipamentos também estão sendo desenvolvidos com a mesma finalidade, como os exoesqueletos.

Além dessas aplicações mais práticas, o estudo de equipamentos que “leem” o pensamento vai nos ajudar a compreender como a linguagem é formada em nossas mentes.

O maior desafio será tornar o equipamento menos invasivo, transformando-o em um dispositivo menor e sem fio. Ao mesmo tempo, os pesquisadores vão tentar aprimorar os programas de interpretação do pensamento. Diversas técnicas de inteligência artificial serão empregadas, inclusive para personalizar o tipo de comunicação cerebral de cada pessoa. Fonte: (www.mittechreview.com.br).