2383 views 2 mins

Uma boa história

em Tecnologia
quarta-feira, 04 de junho de 2025

O novo comandante do Fort Huachuca, uma base militar americana situada no Arizona, era extremamente rigoroso no que se referia ao cumprimento dos regulamentos.

Vivaldo José Breternitz (*)

Uma das regras em vigor, proibia que soldados fossem à cidade próxima usando seus uniformes de serviço – “fatigues”, como são chamados em inglês – essa regra não era observada com rigor até a chegada do novo comandante.

Boa parte dos militares da base fazia suas refeições em um McDonald’s situado nas proximidades, mas em função da postura do novo comandante, precisariam trocar seus uniformes para irem comer, o que gerava inconvenientes perda de tempo, necessidade de banho, pois as “fatigues” eram usadas para exercícios, trabalho pesado etc.

O comandante era tão rígido que proibia até mesmo que soldados descessem de seus carros para retirar os sanduiches que haviam encomendado, quando estivessem usando os uniformes de serviço.

Isso era ruim para os militares, mas era pior para os donos da loja, pois no final de 1974 90% de sua clientela era formada pelo pessoal da base e estes, em função da postura do comandante, estavam deixando de ir ao McDonald’s.

Conversando com sua mulher, o proprietário da loja disse acreditar que quebraria, ao que sua esposa respondeu sugerindo que ele abrisse um buraco na parede e passasse a entregar os sanduíches aos soldados sem que estes precisassem descer de seus carros, não desobedecendo às regras.

O proprietário pensou no assunto, refinou um pouco a ideia, e em 28 de janeiro de 1975 quatro soldados do Fort Huachaca tornaram-se os primeiros clientes drive-thru de toda a rede McDonald’s.

Como dizem os italianos, “se non è vero, è ben trovato” …

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].