86 views 2 mins

TikTok entra no ramo de alimentação

em Tecnologia
terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Depois dos tempos difíceis que passou no final do governo Trump, quando foi acusado de espionagem e ameaçado de ser fechado, o TikTok volta a ganhar tração: é o aplicativo mais baixado pelos adolescentes americanos e prepara-se para entrar no ramo de alimentação, em um interessante casamento com tecnologia da informação.

Vivaldo José Breternitz (*)

A ideia básica é construir um aplicativo que permitirá que usuários peçam pratos elaborados a partir de vídeos que viralizaram na rede. O TikTok se associará às empresas Virtual Dining Concepts e GrubHub especializadas em alimentação e entregas para criar a marca “TikTok Kitchen”.

A partir de março próximo, deverão estar em funcionamento 300 dark kitchens da marca, havendo planos de abrir mais de 1.000 delas até o final de 2022. Dark kitchens ou ghost kitchens são serviços de alimentação que atendem seus clientes exclusivamente por entrega, com base em pedidos feitos por aplicativos ou telefone.

O menu inicial incluirá pratos como o Baked Feta Pasta, um macarrão acompanhado por queijo feta assado e os Smash Burgers, pequenos hamburgers que são moldados na chapa. O Google apontou que em 2021 o Baked Feta Pasta foi o prato mais pesquisado, após ganhar imensa popularidade no TikTok. No futuro, o cardápio deverá ser alterado trimestralmente, incluindo outros pratos que viralizarem na rede.

A empresa esclareceu, no entanto, que não se trata de esforço para realmente entrar no ramo de restaurantes, mas sim de uma iniciativa de marketing, não tendo divulgado detalhes acerca como funcionará o processo de pedidos ou de como os itens do menu serão selecionados e atualizados. Disse apenas que os criadores receberão créditos pelos pratos que forem incluídos no menu.

Trata-se de uma iniciativa interessante, mostrando que ainda existem muitos espaços para aplicar tecnologia da informação de forma criativa, gerando novos produtos e serviços.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é consultor de empresas.