165 views 4 mins

Tendências para carreiras em tecnologia

em Tecnologia
segunda-feira, 31 de julho de 2023

Profissionais da área precisam desenvolver habilidades em gerenciamento de tempo, pensamento crítico e analítico para acompanharem o setor e se manterem atualizados no mercado de trabalho

Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Brasil haverá criação de 797 mil novas vagas na área de tecnologia até 2025.

Com o desenvolvimento do setor, o país tem investido cada vez mais neste ramo e mais profissionais têm buscado especializações.

Para auxiliar os colaboradores do mercado – e aqueles que desejam atuar nele -, Vanessa Carlim, Head of People da RoutEasy, logtech que oferece soluções 360 no setor logístico para e-commerces e varejo, cita 3 tendências para o segmento de carreiras em tecnologia. Confira:

1 – IA e Machine Learning

A especialista no ramo enfatiza que a principal tendência dos últimos anos é a utilização de IA e Machine Learning como forma de aperfeiçoar a análise e interpretação de dados. Dessa forma, é possível ampliar a capacidade de compreender o público-alvo, otimizar o desempenho da operação e embasar a tomada de decisões.

2 – Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT), que é a conexão digital de objetos cotidianos e comuns com a internet, também está em alta no mercado. O conceito vem se ampliando e trazendo ao dia a dia do ser humano inúmeras possibilidades, principalmente para profissionais que desejam trabalhar nos setores de saúde, transporte e manufatura, o que impulsiona uma crescente demanda por especialistas na área. “A IoT nada mais é do que a interconexão de objetos físicos com o mundo digital, tornando-os capazes de juntar e transmitir dados, algo extremamente necessário e estratégico para as empresas”, afirma Vanessa.

Metaverso

Seguindo as tendências em alta no setor, Vanessa também comenta sobre o Metaverso, que engloba a realidade aumentada e a realidade virtual, proporcionando um espaço onde as pessoas podem interagir em um ambiente digital tridimensional que se assemelha com o mundo físico. A área vem se desenvolvendo rapidamente e oferece grandes oportunidades para profissionais que possuem conhecimentos específicos sobre o novo conceito, sendo eles: design e experiência de usuário, desenvolvimento de jogos e simulações, blockchain e criptomoedas, entre outros que são extremamente valorizados neste segmento.

SoftSkills para quem quer se destacar

A Head of People da logtech RoutEasy deixa algumas dicas para profissionais com interesse na área de tecnologia. “A resolução de problemas, o pensamento crítico e o pensamento analítico são habilidades importantes não apenas para os desafios tecnológicos, mas também para a produtividade e o trabalho em equipe. Em um ambiente de trabalho digital, é essencial que as decisões sejam respaldadas por análises cuidadosas e uma abordagem lógica”, ressalta a especialista.

Vanessa também ressalta que o bom gerenciamento de tempo e a organização são pontos importantes para manter a produtividade, cumprir prazos e alcançar resultados de qualidade.