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Tecnologia 30/11/2016

em Tecnologia
terça-feira, 29 de novembro de 2016
emprego gestao rh temproario

Procura-se meio milhão de profissionais de TI

Empresa de Tecnologia da Informação procura profissional com ou sem experiência, formado ou estudante de cursos na área de TI para contratação imediata. Remuneração: a combinar. Benefícios: ambiente de trabalho moderno, flexibilidade de horários, possibilidade de aprendizado e participação em projetos que estão ajudando a transformar a sociedade

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Vandriani Misturini (*)

Parece um anúncio de emprego ideal, não? Pra muita gente, uma vaga dessas é daquelas oportunidades únicas, que não se repetem e precisam ser agarradas imediatamente — e ainda será disputada por muitos concorrentes. Mas isso é só impressão.

Esse anúncio é fictício, mas poderia estar em qualquer lugar que ofereça vagas e dificilmente seria retirado pelo preenchimento dela. O motivo, surpreendente para a maioria dos profissionais de áreas distantes do mundo da tecnologia, seria a demanda por mão de obra com um perfil raro de se encontrar: o profissional ultraqualificado. Para termos uma ideia do tamanho do buraco na lei da oferta e da procura no RH das empresas de TI, o estudo Network skills in Latin America, desenvolvido pela consultoria IDC a pedido da multinacional Cisco, mostra que até 2019, faltarão quase 450 mil profissionais para preencher postos de trabalho abertos na região. O problema atinge o Brasil, enquanto maior país do continente, que já apresentou déficit de trabalhadores na área em 2015: faltaram 195 mil pessoas capacitadas e empregadas em tempo integral. Mas porque isso acontece?

Enquanto recrutadores, percebemos que a maior dificuldade para encontrar profissionais é justamente a falta de qualificação. No passado, para trabalhar com tecnologia era fundamental que o candidato a uma vaga tivesse bagagem acadêmica exclusivamente na área de TI. Hoje, há muitas opções que, por conta da evolução da sociedade e do mercado de trabalho, acabam convergindo ou dependendo da tecnologia, o que dá uma sensação equivocada de que isso é suficiente para ser contratado como um especialista no segmento. É preciso compreender que as soluções avançaram muito e, apesar de as redes serem cada vez mais ubíquas – isto é, estarem invisíveis e onipresentes –, o conhecimento para ser um profissional desejado tem que ser mais profundo. É preciso reunir várias habilidades: bom relacionamento, comunicação, autonomia e criatividade são alguns deles. Entender as mudanças que já estão acontecendo por meio da cloud computing, internet das coisas e big data também é fundamental. O mundo de hoje tem pouca semelhança com o de dez ou 20 anos atrás. Mas a busca constante pelo conhecimento nunca fica desatualizada.

(*) É administrador, MBA em Gestão de Pessoas e Coordenador de Recursos Humanos da IPM Sistemas ([email protected]).

Datas comemorativas e o uso do SMS como aliado estratégico

Como-criar-um-e-mail-de-vendas temproario

Mundialmente, o comércio passa por oscilações que impactam no faturamento das empresas. Por isso, é de suma importância aproveitar a temporada de compras – Natal e outras datas comemorativas periódicas – de maneira estratégica para alavancar suas vendas, uma vez que esses são os momentos em que os consumidores estão mais propícios às compras. Em meio a tantas possibilidades de contato, cabe às instituições compreender a maneira mais eficiente para se aproximar de seus consumidores nesses momentos estratégicos, destacando seu conteúdo (ofertas) das tantas outras que chegam a eles. Para isso, tomo a liberdade de dizer que temos aqui uma das melhores alternativas: o SMS, cujo índice de leitura chega até 98%.
As diversas datas comemorativas que ocorrerem ao longo do ano são oportunidades para traçar estratégias de marketing e garantir bons resultados. Dessa forma, cada data é fundamental e colabora com o giro da economia e, em alguns setores, o faturamento médio chega a ser o dobro de um período convencional, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O SMS é um canal que permite planejar campanhas dedicadas e personalizadas para cada tipo de público-alvo. Dentre os benefícios da ferramenta, destaco:
Envio de mensagens em grande escala e com baixo custo
Canal instantâneo e interativo
Possibilidade de criação de campanhas para aumentar vendas
Redução de custos em processos
Além das vantagens listadas, é possível aprimorar os resultados com o uso do SMS em uma campanha de marketing por meio de um planejamento detalhado que inclua, por exemplo, mapeamento e soluções para possíveis falhas de comunicação e logística. Assim, ao desenhar a estratégia deve-se pensar, ainda, no melhor horário de envio da mensagem e observar três pontos fundamentais:
Produtos e serviços anunciados – uma das primeiras etapas do planejamento da campanha. É necessário definir quais os produtos e serviços serão divulgados a partir da capacidade de entrega, evitando atrasos para que a credibilidade da empresa não seja prejudicada.
Período da campanha – campanhas que fazem referência a datas comemorativas devem ser planejadas e colocadas em prática com antecedência. Também é preciso definir o prazo de término das promoções, principalmente devido ao ROI, ou seja, toda e qualquer campanha promocional deve ser também saudável para o caixa da empresa.
Segmento e público-alvo – antes de enviar mensagens, deve-se estudar o perfil do público para que os textos e horários das mensagens sejam personalizados, mantendo o interesse do consumidor.
É importante ressaltar que o número pessoas utilizando aparelhos celulares tem crescido. Portanto, o SMS torna-se um canal com muito potencial de colaborar com a estratégia de negócio das lojas e empresas. As próximas datas comemorativas estão se aproximando, aproveite e boas vendas!

(Fonte: Liliane Nogueira é gerente de Marketing na Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores).