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Tecnologia 26/10/2016

em Tecnologia
terça-feira, 25 de outubro de 2016
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Mercado brasileiro de TI cresce acima da média mundial

Um estudo produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Softwares (ABES), em parceria com a consultoria International Data Corporation (IDC), mostra que os investimentos em hardwares, softwares e serviços de TI aumentam gradativamente no Brasil. Em 2016, esse mercado deve crescer 3%, número acima da expectativa mundial de aportes, que é de 2,4%

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O levantamento ainda aponta que o país destaca-se como o primeiro em investimentos no setor de tecnologia da informação na América Latina, sendo responsável por uma fatia de 45% de toda a região, o que representa uma quantia aproximada de US$ 59,9 bilhões de aplicações, de um total de US$ 133 bilhões. Na sequência vem o México, com 20% desse mercado; seguido pela Colômbia, que possui 8%.

A consequência direta desse comportamento é o aumento do volume de componentes eletrônicos transportados pelo mundo, seja para suportar o crescimento do próprio setor no desenvolvimento de novas tecnologias, seja para amparar as empresas de todo tipo de segmento a aprimorar suas estruturas de TI.

Suporte logístico — Especialista no transporte desses equipamentos, assim como na movimentação de diversos outros dispositivos ligados à tecnologia, a Panalpina Brasil tem soluções especialmente desenvolvidas e executadas para as empresas que precisam de parceiros à altura das suas demandas. A escolha de um operador logístico é crucial na estratégia de desenvolvimento de qualquer empresa e pode significar um viabilizador ou um obstáculo para sua evolução.

De acordo com o diretor de tecnologia industrial vertical da Panalpina, Marcello Hellmeister, um dos exemplos de componentes eletrônicos transportados pela empresa são os semicondutores (muito utilizados em cartões de memória, máquinas fotográficas, chips de computadores, celulares e etc). “Por serem sensíveis às variações de temperatura, esses componentes precisam ser manuseados em temperatura controlada, entre 2º e 8º”, afirma.

Além deles, outras cargas que se beneficiam de uma boa operação logística são os servidores. “Com o aumento da demanda de serviços em nuvem, houve um acréscimo na importação desses equipamentos, que requerem manuseio e transporte especializado, tendo em vista a grande sensibilidade à avarias”, ressalta.

Outra área em que a Panalpina detém know how é o transporte e instalação de antenas de retransmissão de sinal de celular e equipamentos especiais de telecomunicações. “Por serem de grande porte, esses dispositivos exigem uma logística peculiar. Muitas vezes seus destinos são prédios comerciais sem acesso apropriado de cargas. Nesses casos desenvolvemos toda a logística para o içamento pela parte externa da estrutura, com o bloqueio da rua, utilização de guindaste e tudo o que for necessário para a movimentação do equipamento. Além de levarmos a carga até o local indicado, fixamos e deixamos todo o sistema pronto para que a empresa responsável faça apenas os testes e a instalação final”, salienta.

Hellmeister reforça ainda que a Panalpina também opera diretamente na produção de seus clientes, oferecendo todo o conhecimento que possui em logística integrada para contribuir com a eficiência de seus negócios. “Equipes capacitadas integram a linha de montagem dos produtos, colaborando com a armazenagem, o controle de inventário e com a fluência de todo o processo produtivo”.

“As nossas soluções vêm tendo excelente aceitação! No primeiro semestre de 2016 já atingimos as nossas metas anuais definidas para esse setor e a perspectiva é continuar crescendo no segmento”, completa.

Aulas gratuitas para vivência da língua inglesa

O Cel.Lep, uma das maiores e mais reconhecidas escolas de idiomas de São Paulo, acaba de lançar o Cel.Lep Experience, o mais novo projeto pedagógico destinado ao público interessado em aprimorar a língua inglesa. São aulas extracurriculares, em que os participantes podem exercitar o método exclusivo do Cel.Lep, em atividades que simulam entrevista de emprego, tiram dúvidas de gramática, tratam de pronúncia, estimulam a conversação e ainda apresentam os diferencias pedagógicos da Escola.
Estas experiências, gratuitas, são ministradas nas aulas chamadas de Conversation Class, Job Interview, Grammar Clinics, Pronunciation Classes e Welcome Class, disponíveis dentro de uma programação mensal nas filiais de rua do Cel.Lep, espalhadas pela cidade de São Paulo, Grande ABC, Barueri e Campinas.
“Este projeto foi pensado para que a pessoa tenha a oportunidade de vivenciar experiências diferentes e possa aprimorar o aprendizado da língua estrangeira em todos os aspectos”, observou o Diretor de Captação e Operações do Cel.Lep, Ricardo Hourani. Segundo ele, há ainda a possibilidade do desenvolvimento de outras aulas, dependendo do interesse do público.
As primeiras turmas do projeto foram formadas e novas estão previstas para novembro. As inscrições podem ser feitas nas secretarias das filiais, ou mesmo através da Central de Atendimento do Cel.Lep, por meio do telefone (11) 2125-3255.

Ferramentas para acompanhar as melhores promoções da Black Friday

O mercado já está se preparando para a Black Friday Brasil 2016, que acontecerá no dia 25 de novembro, quando centenas de empresas oferecerão descontos em produtos de diversos segmentos. Confira sites e ferramentas para ficar de olho durante a data que reúnem as melhores ofertas, comparam preços e permitem checar se os descontos oferecidos são realmente vantajosos (http://webpromocoes.com.br/):

Site oficial da Black Friday www.blackfriday.com.br
Das 00h de 25 de novembro às 23h59 do mesmo dia, os consumidores terão a oportunidade de economizar em diversos setores durante a BlackFriday.com.br. No site oficial terão descontos de grandes varejistas como Hering, Marisa, Natura e Passarela.

Busca Descontos www.buscadescontos.com.br
Portal com foco exclusivo em promoções e que tem como diferencial o serviço de cupons de descontos, o Busca Descontos reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.

Melhor Embarque www.melhorembarque.com.br
O portal Melhor Embarque é voltado para o setor de turismo. A empresa fará o filtro em mais de 30 companhias aéreas e em diversos hotéis nacionais e internacionais através de seu sistema exclusivo, que rastreia as melhores tarifas de hora em hora, e reunirá todas as promoções da Black Friday em um lugar só para facilitar a visualização do consumidor.

EconoVia www.econovia.com.br
O site EconoVia é especializado na comparação de preços de produtos eletrônicos, que são um dos destaques da Black Friday. A plataforma permite pesquisar o preço de um produto em diferentes lojas e mostra o valor médio do item pesquisado para facilitar a compração.

Já cotei www.jacotei.com.br
JáCotei é uma página de comparação de preço. O site desenvolveu um gráfico para os consumidores analisarem a variação de preços nos últimos meses e que sinalizará as ofertas que tem descontos reais. Além disso, possui uma extensão para o Google Chrome que irá avisar se houver uma melhor oferta em outra loja. Um dos diferenciais do JáCotei é ser o único comparador de preços que dá pontos Multiplus e milhas Smiles nas compras feitas através do site.

Buscapé www.buscape.com.br
Empresa líder global em comparação de preços. Para a Black Friday, o site contará com o Histórico de Preços, que monitora a oscilação dos preços de produtos; o Te Protege, que reembolsa o consumidor em compras de até R$ 5 mil, caso a loja não entregue o produto apropriadamente; e o Alerta de Preços, que avisa o consumidor quando o produto que ele deseja atingir o preço que quer pagar.

Baixou Agora www.baixou.com.br
O Baixou Agora é um plugin para Chrome que permite o monitoramento das mudanças de preço de um produto. A extensão dá a certeza de que o valor na Black Friday está mesmo com desconto maior.

Drones e Realidade virtual: próximo horizonte do serviço em campo

Mara Santos (*)

Aqueles que se recordam do Inspetor Bugiganga, provavelmente também devem lembrar-se do relógio futurista de sua sobrinha e ajudante Penny

Com o apertar de um botão, Penny podia fazer chamadas de vídeo, iluminar a escuridão com uma lanterna ou perfurar metais com um tiro de raio laser. Agora, 30 anos decorridos, essa fantasia de um smartwatch de desenho animado já é uma realidade – menos o raio laser, claro.
Wearables, relógios, óculos e a Internet das Coisas (IoT) mudarão completamente o serviço em campo, gostemos ou não. A grande questão a ser colocada, portanto, é quando e de que maneira exatamente esse conjunto de tecnologias se tornará parte do dia a dia de nosso trabalho.
Antes de sairmos entregando smartwatches a todos os técnicos em campo, é importante avaliar como esses dispositivos conectados estão melhorando a gestão do serviço em campo e em que momentos iniciativas à moda antiga como um bom aperto de mão ou um telefonema, ainda fazem a diferença.
Os dispositivos conectados são um modismo?
Definitivamente não. De acordo com um recente relatório do Gartner, as vendas de dispositivos wearable em todo o mundo devem crescer cerca de 20% até o fim de 2016. E não são apenas os consumidores que estão seguindo e sendo beneficiados com essa tendência. Wearables, smartwatches e IoT devem impactar os prestadores de serviço em campo mais cedo do que se imagina. O guru de serviços na nuvem, analista da consultoria americana de tecnologia Moor Insights & Strategy e colaborador regular da Forbes, Chris Wilder, relata: “Nos próximos três anos, 75% das empresas de serviços em campo irão equipar seus técnicos com dispositivos portáteis, como relógios, óculos e outras tecnologias”. É uma afirmação ousada, por isso, é importante compreender algumas das principais formas em que estas mudanças irão impactar o gerenciamento de serviços de campo.
Principais tendências da tecnologia de serviço em campo para focar
Naturalmente, diferentes dispositivos com necessidades distintas vão se tornar populares no mercado. Wearables com recursos de segurança em tempo real atendem bem os segmentos ferroviário, de petróleo e gás, construção e utilities. Já os dispositivos de diagnóstico ou com capacidades robustas de comunicação com o cliente estão revolucionando os setores de varejo, contact centers e telecomunicações.

1. Os relógios inteligentes revolucionarão as tecnologias de segurança, rastreamento e comunicação em campo
Diversos estudos revelam que uma força de trabalho saudável é estatisticamente mais eficiente. A maioria, se não todos os smartwatches, podem acompanhar dados biométricos, que trazem grandes benefícios para as empresas que procuram melhorar a produtividade e a saúde da sua força de trabalho. Imagine monitorar a saúde de toda a equipe técnica durante os meses quentes de verão ou definir os limites da frequência cardíaca dos técnicos durante o trabalho realizado em campo de setores como utilities, construção ou petróleo e gás. E imagine se a central puder receber notificações imediatas quando o técnico tiver um pico na frequência cardíaca ou ser avisada quando essa frequência estiver em um nível elevado por um longo período de tempo.
O centro de comando poderia utilizar esses dados para ajudar as empresas a criar turnos de horários mais inteligentes e saudáveis, melhorando a eficiência geral. O impacto em longo prazo dos smartwatches sobre a saúde dos técnicos pode ser substancial.
Além disso, ter acesso à localização dos técnicos a todo o momento seria revolucionário para o gerenciamento dos serviços. Imagine a criação de um sistema de mensagens automáticas capaz de informar aos clientes quando um técnico está a 10, 20 ou 30 minutos de distância. Mapas como o do Uber, por exemplo, poderiam mostrar ao cliente onde o técnico está e quando ele chegará. Quem não gostaria de ter acesso a esse serviço? E qual o gerente que não gostaria de saber o que todos os seus técnicos estão fazendo? Essa comunicação em tempo real entre a empresa e o cliente também abre a porta para o engajamento e a personalização de toda a experiência em curso do serviço em campo.
Já os smartwatches estão mudando a comunicação em campo e melhorando a eficiência. Os relógios ativados por voz não exigem que os técnicos pressionem qualquer botão, o que significa que eles podem tomar notas, realizar pesquisas no banco de dados ou retornar a chamada à sede, mantendo-se fisicamente focados em suas tarefas no campo e o melhor, com as mãos livres.

2. Carros inteligentes e dispositivos conectados irão revolucionar o mapeamento de rota
Os carros ainda não dirigem a si próprios. No entanto, uma série de tecnologias móveis já é capaz de proporcionar benefícios como mapeamento de rotas, comunicação hands-free e um deslocamento em campo mais eficiente.
Segundo uma recente pesquisa da Juniper, dispositivos e aplicações em veículos conectados estão em ascensão – e a um ritmo surpreendente. Como a adoção do serviço em campo está cada vez mais regular, espera-se melhorias no mapeamento de rota, redução de custos globais com combustível por quilômetro rodado, além de uma diminuição expressiva do tempo de serviço. Esses benefícios impactam, e muito, a satisfação geral do cliente.
As empresas que já implementaram a tecnologia de carro conectado para otimizar o mapeamento de rota estão percebendo uma significativa economia de custos. Um estudo de caso sobre o mapeamento de rotas ORION da UPS indica que eles projetam uma redução anual de 100 milhões de milhas dirigidas e uma economia de combustível de 10 milhões de galões por ano.
Assim como Google, Volvo, Tesla e outros, veremos também as equipes em campo mais focadas em seus postos de trabalho e menos no deslocamento. Imagine se o tempo do técnico fosse gasto examinando registros de peças, em comunicação com os clientes e na preparação para resolver os principais problemas de serviço de campo no local – ao invés de apenas no deslocamento de uma chamada a outra. O aumento da eficiência será substancial.

3. Realidade Virtual e Drones: O próximo horizonte
A realidade virtual está pronta para alcançar um tamanho de mercado de mais de $ 15 bilhões em 2020. Certamente, a maior parte desse mercado tem sido representada por jogos, marketing experimental e filmes em 3D. Entretanto, as aplicações de realidade virtual no serviço em campo em longo prazo poderiam provar ser tanto rentáveis quanto fundamentais para a segurança. A companhia de IoT, Space-time Insight, ofereceu a seus executivos a oportunidade de utilizar fones de ouvido Oculus Rift VR e percorrer subestações virtuais para identificar problemas.
A simulação revela que os dados e a análise em tempo real oferecem métodos criativos para resolver problemas em campo, utilizando a tecnologia de realidade virtual.
Finalmente, os drones oferecem uma incrível oportunidade de diagnóstico para a gestão do serviço em campo para suplantar o risco por meio de um voo imediato. O serviço em campo pode ser perigoso – especialmente para técnicos que trabalham em parques eólicos, arranha-céus e plataformas de petróleo. Os drones podem ajudar os profissionais de serviço em campo a observar grandes áreas, examinar paisagens perigosas ou de difícil acesso e escalar alturas anteriormente inacessíveis aos técnicos, trazendo mais segurança à operação.
Um recente relatório da Business Insider aponta que o crescimento no setor corporativo deve superar a demanda dos consumidores tanto nos embarques quanto nas receitas. Preparem-se, os drones estão chegando.

(*) É Gerente de Alianças da ClickSoftware para América Latina, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo.