74 views 3 mins

Tecnologia 23/01/2019

em Tecnologia
terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Tecnologias desenvolvidas em 2018 são a base do futuro

Depois de um ano construindo novos padrões e consolidando novos ganhos tecnológicos, 2019 será primordial para a categoria emergente de tecnologias residenciais e promete ser ainda mais dinâmico.

Larry Robinson (*)

Seguem abaixo três tendências para o próximo ano:
1.Casas ultraconectadas se tornarão uma realidade com o advento das redes fixas de wireless e do 5G: o gateway de banda larga deve se transformar no sistema nervoso central de uma casa ultraconectada. Como centro da rede sofisticada dessa residência, o gatewway vai cada vez mais gerenciar dispositivos de smart media e uma crescente lista de serviços de última geração, começando com a segurança do perímetro e o gerenciamento do wi-fi. O futuro será definitivamente multigigabit.
2.Haverá uma mudança de foco para a qualidade do produto e do serviço: cada vez que a indústria muda com essa velocidade, há uma transformação. Isso faz com que a mudança de foco para a qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos se torne inevitável. Essa mudança vai afetar tanto as empresas fornecedoras quanto as fabricantes e as prestadoras de serviço. Um histórico de tecnologia, design e liderança de mercado será o melhor indicador de quais companhias vão obter sucesso nessa nova ordem mundial. As experiências do usuário, a performance tecnológica e a eficácia energética se tornarão cada vez mais importantes conforme as operadoras focarem em oferecer excelentes experiências, serviços e mobilidade.
3.Os ciclos de upgrade tecnológicos vão competir com novos serviços: aqueles que conseguirem vão se conectar com tudo, e se integrarão com outros prestadores de serviços que também estão entre os melhores. APIs e gerenciamento avançado de direitos vão conduzir a tecnologia base e as inovações de middleware do DOCSIS® 3.1 para a rede sem fio fixa wi-fi 6, por exemplo.
Em suma, esse é um ótimo momento para a indústria de tecnologias residenciais, que é um mercado de US$ 20 bilhões. O ano de 2019 promete mais inovações para os consumidores e o surgimento de tecnologias que servirão de base para novas ferramentas que serão desenvolvidas em um futuro muito próximo.

(*) É presidente de CPE da Arris International.