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Tecnologia 04/09/2019

em Tecnologia
terça-feira, 03 de setembro de 2019
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Marketing Mix Modeling: a chave para melhores resultados de negócio

Todas as profissões têm suas métricas. Na medicina, o número de pacientes curados, no futebol, a quantidade de partidas vencida e por aí vai. E, com o marketing, não é diferente!

O MMM oferece as condições ideais para medir as variáveis do negócio em tempo real, sem que nenhum indicador importante fique de fora disso. Foto: Marketing91

Eduardo Prange (*)

A cada novo planejamento estratégico, são estabelecidas metas para o alcance da empresa. Assim, na execução do projeto, já é possível medir a eficiência do plano em questão. A partir disso, as estratégias marqueteiras são reavaliadas e novas conclusões são obtidas.
Essa avaliação é chamada de MMM, termo que significa Marketing Mix Modeling. Curto e rápido, é uma técnica de avaliação de desempenho das estratégias de marketing postas em prática durante um certo período. Dessa maneira, o propósito dela é analisar e entender o quanto cada ação está sendo eficaz para o objetivo do negócio.
Neste contexto, o principal elemento a ser levado em conta é o orçamento destinado às táticas em execução. Assim, de acordo com o retorno do investimento (ROI), pode-se analisar se o método utilizado trouxe os resultados esperados.
Outro ponto diz respeito ao levantamento de dados e informações necessárias para a análise das suas ações de marketing. Já dizia a famosa frase “A pressa é inimiga da perfeição”. Partindo disso, o MMM oferece as condições ideais para medir as variáveis do negócio em tempo real, sem que nenhum indicador importante fique de fora disso.
Porém, mesmo que com a possibilidade de analisar dados em real time e rapidamente construir soluções para problemas, o Marketing Mix Modeling também atua com dados históricos e permite a procura por perguntas, que se tornam essenciais para transformar contextos de negócio. Exemplo disso seria a possibilidade de identificar a queda de pedidos de determinado produto numa data e região específica e indagar-se o porquê desse acontecimento, ajudando a levantar respostas e soluções pontuais para esse cenário.
Por isso, essa técnica necessita de profissionais que saibam medir as métricas dos projetos em execução. E a aposta em uma equipe qualificada é sempre um bom conselho. Até porque de nada adianta ter boas informações, se você não fizer boas perguntas, e são esses profissionais que evitarão que você desperdice verbas em estratégias que estão indo para o caminho errado. Ou seja, a principal vantagem dessa prática é destinar de forma eficaz o seu budget de marketing. Afinal, ninguém gosta de jogar dinheiro fora, não é? Com o cálculo das métricas das estratégias, relacionadas à quantia investida, é possível potencializar o alcance de qualquer campanha e ter melhores resultados de negócio.
O MMM também é uma das soluções mais importantes quando você deseja ter a visão do todo. Ao ajudá-lo a identificar um comportamento padrão do consumidor quando ele interage com o seu negócio, por exemplo, você pode prever cenários e tomar providências antecipadas de forma conjunta entre os setores.
Para entendermos mais sobre esse modelo, precisamos nos descolar um pouco do marketing tradicional. Devido, principalmente, ao surgimento das novas formas de comunicar-se com o cliente, apareceram outros conceitos totalmente alinhados com a prática o MMM e além dos quatro P’s definidos por Philip Kotler (Produto, Preço, Praça e Promoção) juntaram-se a eles agora outros três, formando agora os sete P’s. São eles:
Pessoas – Antes de dar qualquer passo, é necessário saber qual o público-alvo a ser atingido. Com isso, é possível elencar quais são as características dos consumidores em vista. Afinal, antes de um cliente, existe uma pessoa com desejos e necessidades a serem atendidas.
Percepção – Já ouviu falar no ditado “A primeira impressão é a que fica”? Então, é justamente isso. Para conquistar de vez seu público-alvo, é necessário oferecer a ele um ecossistema de interação único, seja ele virtual ou não. Sem falar que, para isso, você precisa manter o atendimento com excelência ao longo de todo processo de venda.
Processo – O “P” de “processo” se trata da experiência que você oferece. Aqui, é a hora certa de apostar no diferencial da empresa, para que o comprador identifique as qualidades do seu produto em relação ao do concorrente.
São esses três novos integrantes do mix de marketing que fazem com que as organizações prestem atenção no que elas têm de mais valioso: os seus clientes. E como em todos os segmentos de mercado, os dados que eles, protagonistas das práticas de MMM, geram são essenciais para construção de estratégias de marketing sólidas, executáveis e muito rentáveis.

(*) É CEO da Zeeng – Data Driven Platform, e atua com Marketing Digital há mais de doze anos, com participação em mais de cem projetos relacionados ao tema.


Projeto ensina proteção de dados para crianças e adolescentes

A IBLISS Digital Security, empresa especializada em Segurança Digital, desenvolve o Projeto de Responsabilidade Social Sec4Kids voltado para crianças e adolescentes, no qual ensina, por meio de jogos e contação de histórias, como usar a internet de maneira saudável, incluindo o que é certo ou não fazer, como, por exemplo, adicionar ou mandar fotos para desconhecidos, expor a localização, entre outros.
Visando a plena proteção na hora da navegação, a iniciativa também trata o assunto com os familiares. Para isso, aborda a importância dos pais acompanharem as ações dos filhos na internet, monitorando-os por meio de uma relação de confiança para que em qualquer situação de risco a criança ou o adolescente sinta-se seguro para contar o que viu ou fez no computador.
“Os nossos filhos fazem parte desta sociedade e são de uma geração que já nasceu conectada. Sabemos que, com toda a exposição a qual estão sujeitos no mundo virtual, se não desenvolvermos uma mínima conscientização agora para essas crianças visando um futuro melhor e mais seguro, teremos muito mais problemas do que já existem atualmente ”, relata Eva Pereira, diretora de marketing da IBLISS.
Eva deseja alertar crianças, jovens e seus responsáveis que tanto no mundo real, quanto no virtual, os riscos são iguais, sendo necessária a proteção para ambos. 
AIBLISS tornou-se parceira da Fundação Abrinq, doando um serviço de segurança digital, que visa fortalecer o setor de tecnologia e proporcionar um ambiente online seguro para a organização. A parceria surgiu após a área de tecnologia entrar em contato com a empresa para solicitar mais informações acerca do produto. Com o diálogo, a IBLISS percebeu que poderia ser uma oportunidade de ajudar mais crianças e adolescentes e decidiu firmar a união. 
“Percebemos que tínhamos esse cunho e ao invés de vender, poderíamos fazer uma troca. A Fundação Abrinq nos ajudaria a divulgar o nosso projeto de responsabilidade social, que é voltado para crianças e faríamos o projeto de segurança para que ela pudesse realizar o trabalho de forma segura”, explica (https://www.ibliss.digital/responsabilidadesocial/).

Festival de tecnologia

Pela quinta vez, o centro de São Paulo sedia um dos eventos de tecnologia mais esperados do ano, o Festival Red Bull Basement, que ocorre em 14 de setembro (sábado), das 10h às 20h. Debates, oficinas, exposição e exibições de filmes são algumas das atrações que vão tomar conta do Red Bull Station discutindo como projetos tecnológicos interagem com questões sociais. Tudo gratuito.
Com o tema “Visualizações de Mundos” e curadoria do artista visual Claudio Bueno, o evento reflete sobre a multiplicidade de saberes, corpos, tempos, espaços e modos de vida existentes. Ao longo de um dia de atividades, os visitantes terão à disposição talks, workshops e exposições que elaboram e constroem diferentes maneiras de ver e processar informações nos dias de hoje. Confira aqui uma entrevista com o curador.
A ideia é estimular a reflexão sobre os imaginários e visualizações gerados pelas tecnologias digitais, bem como suas ferramentas, softwares, códigos e aparelhos. Para isso, a galeria principal recebe quatro obras audiovisuais contemporâneas que dialogam com o tema do festival, como “Descrito Como Real”, que intercala imagens de maquetes eletrônicas de grandes obras de intervenção urbana da cidade de Fortaleza com materiais de arquivo da NASA, e o curta-metragem “Afronauts”, sobre a corrida espacial na Zâmbia na década de 1960. “Nos vídeos, os diretores se utilizam das tecnologias para pensar mundos, seja pelo viés econômico, social, tecnológico ou de construção das cidades, e usam a perspectiva de diferentes culturas e corpos, levando em consideração seus repertórios e formações”, explica Claudio.
Nos workshops, os visitantes vão praticar e experimentar. Haverá a produção de narrativas audiovisuais em realidade virtual (VR), oferecida pela pesquisadora e artista Lyara Oliveira. Outras informações estão em www.redbull.com.br/festivalbasement.