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Tecnologia 02 a 04/04/2016

em Tecnologia
sexta-feira, 01 de abril de 2016

Inteligência fiscal: seis dicas para sua empresa pagar menos impostos

É possível buscar formas legais para pagar menos impostos. Não podemos nunca esquecer que as regras tributárias do nosso país, além de serem supercomplexas, possuem muitas interpretações, a ponto de ser bem difícil uma empresa estar 100% correta, por mais que queira!

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Marcelo Lombardo (*)

Não há quem não reclame da pesada carga tributária de nosso país, que indubitavelmente fica com uma parcela muito considerável de tudo que produzimos. Por esse motivo, muitos empresários se veem em tentação: trabalhar 100% dentro da lei ou tentar buscar “caminhos alternativos”? Sei que pode parecer estranho que em meio ao “Big Brother” da Nota Fiscal Eletrônica, do acesso da Receita a cartões de crédito e movimentações bancárias dos contribuintes, que ainda existam empresários que pensem que não serão pegos no pulo caso optem pela segunda alternativa. Na verdade, alguns deles ficam tão preocupados em exercer a “evitação fiscal” que se esquecem que podem existir outros meios, dentro da legalidade, de pagar menos – e que no fim das contas o custo de sonegar pode ser bem maior do que a economia feita. Isso sem falar das potenciais multas e penalidades.
Quem opta por sonegar imposto, além de cometer crime de acordo com a Lei nº 4.729/1965, encontra uma série de dificuldades. Sabemos que é difícil hoje em dia um negócio sobreviver sem um sistema informatizado, porém nenhum fornecedor de software sério permite, por exemplo, que a emissão de documento fiscal seja parcial ou opcional, pois isso o tonaria corresponsável pelo crime de sonegação, levando mais cedo ou mais tarde todos os envolvidos a um desastroso fim.
Portanto, quem resolve sonegar acaba com uma gestão mais frágil, sem o uso de sistemas. E quem trabalha sem sistemas precisa confiar que seus funcionários não irão desviar o dinheiro de vendas “não registradas”. Por isso, o dono jamais tira férias e a empresa não cresce. Como seria a expansão ou abertura de uma nova unidade sem o dono estar lá, pessoalmente, para cuidar manualmente das transações “por fora”? Além disso, o fato fica explícito, sendo comum ocorrerem casos onde empresários sofrem ameaças de denúncias por ex-empregados no momento da rescisão.
Mas, felizmente, é possível buscar formas legais para pagar menos impostos. Não podemos nunca esquecer que as regras tributárias do nosso país, além de serem supercomplexas, possuem muitas interpretações, a ponto de ser bem difícil uma empresa estar 100% correta, por mais que queira! Então, vamos considerar que uma empresa neste segundo cenário não é uma organização perfeita, é apenas uma empresa que não quer pagar mais tributos do que que deveria. E por onde começar?
Na selva tributária, ter um bom guia pode ser a diferença entre a vida e a morte empresarial. Tudo começa, sem dúvida, com uma boa assessoria contábil. O contador assumiu nos últimos anos uma posição estratégica para empresas de qualquer porte. Então, por isso, fui direto à fonte, pesquisando as principais dicas de como lidar melhor com os impostos, dentro da legalidade. Veja o que disseram alguns dos melhores contadores do país:
Enquadre a empresa adequadamente: Um ponto de convergência onde todos os contadores são unânimes é que as empresas precisam optar pelo regime tributário mais adequado. “Ter um faturamento pequeno não quer dizer que ela deve ficar no Simples Nacional”, alerta Roberta Mantovani dos Santos, diretora da Contabilidade Nova Equipe M.. Cabe ressaltar que “o cliente deve solicitar ao seu contador uma análise anual do enquadramento”, lembra Relton Chaves, da Atlas Assessoria. “A empresa deve possuir uma boa gestão interna e uma boa contabilidade para fazer uma comparação entre os regimes do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real”, destaca Gabriel Jacintho, diretor da GJacintho Consultoria. Porém, apenas é viável a simulação do enquadramento se a empresa possuir sistemas e controles eficientes na sua gestão financeira e operacional. Em outras palavras, muitas empresas pagam mais do que deveriam simplesmente por falta de uma gestão interna que gere informações confiáveis para uma análise mais criteriosa do regime tributário adequado.
Analise os benefícios fiscais: Após essa análise, sendo viável permanecer no Simples, ainda caberá verificar os benefícios fiscais previstos às operações realizadas, ou seja, “se o contribuinte cadastrou corretamente em seu sistema as operações com substituição tributária do ICMS, se há hipótese de isenção ou diferimento do ICMS (para fins de exclusão do % do ICMS do DAS), bem como se há situações de saídas de produtos monofásicos (casos em que ao estabelecimento comercial é aplicada alíquota zero de PIS/COFINS, também excluindo os percentuais correspondentes do DAS)”, explica Antonio Carlos Ijanc, da Helija Contabilidade. Pedro Barros, da MG Auditoria e Contabilidade, demonstra em números este caso para o estado de Pernambuco. “Uma empresa que está na faixa de alíquota do Simples de 11,61%, para mercadorias adquiridas com o pagamento de ICMS Substituição Tributária, poderia reduzir esta alíquota para 7,66%”, exemplifica.
Verifique as alíquotas: Outra boa dica é, na cotação de preços, sempre verificar se o produto comprado não ultrapassa os 40% de seu conteúdo em importação. “Neste caso, a mercadoria virá com alíquota de 4% de ICMS onde o empresário, sendo do Simples, não terá direito ao crédito do valor e ainda terá que recolher a diferença de alíquota (alíquota do estado menos 4%), acarretando assim um grande aumento da carga tributária”, destaca Robison José Teodoro, da Exatus Contabilidade.
Avalie dividir a empresa: “Uma opção mais avançada é repensar a estrutura empresarial, com uma possível divisão do objeto da empresa em um conjunto de empresas responsáveis por cada fase, com regimes tributários mais interessantes para cada uma delas, gerando ganhos em uma ou mais fases”, sugere Enzo Dourado, da Contribute Contadores Associados. Além disso, profissionais liberais, que costumam emitir recibos tributados de IR, já podem se associar em empresas enquadradas no Simples Nacional com uma alíquota reduzida. “No caso de sociedades de advogados, por exemplo, a alíquota inicial é de 4,5%, diminuindo drasticamente a sua carga tributária”, enfatiza Luiz Fernando Martins Alves, da Martins Alves Contabilidade.
Diminua o pró-labore: Agora, se a empresa está no Lucro Real, “diminuir o pró-labore e implantar a distribuição de lucros isentos aos sócios poderá economizar até 47,5% sobre os valores retirados”, garante Marciléia Criscuolo, da São Vicente Contabilidade. Essa distribuição pode ocorrer a qualquer tempo, desde que haja cláusula contratual específica abordando essa possibilidade e os lucros sejam comprovados mediante balancete de suspensão e redução de tributos (balancete mensal na opção do lucro real anual). Para isso, “a escrita contábil precisa ser feita com rigor”, acrescenta a contadora.
Busque opções: Adicionalmente, “é necessário verificar as opções de CNAEs, que também se enquadrem na atividade a fim de garantir uma tributação mais clara e precisa, o que pode trazer diferenças quanto às alíquotas de PIS e COFINS sobre o faturamento”, afirma Luís Monteiro, da RMonteiro Contábil. Além disso, “startups que possuem um planejamento para gerar prejuízo nos primeiros exercícios podem se beneficiar de um abatimento futuro de tributos no momento que passar a dar lucro, caso estejam enquadradas em Lucro Real”, explica Luciano Aleixo, da Aleixo & Silva. “Já no caso de multinacionais, para um estrangeiro que busca vender serviços no Brasil, a carga tributária é consideravelmente menor se o cliente estrangeiro se estabelecer no país abrindo uma empresa local e, posteriormente, remetendo os resultados da venda de serviços como lucros e/ou dividendos”, diz Rodrigo Tancredi, da HLB Spot Contábil.
Em suma, independente do regime tributário, a proximidade entre cliente e contador é fundamental. “Em conjunto, podem estudar a legislação estadual, federal e municipal para checar se existem benefícios para os produtos e operações do cliente”, aconselha Jailson Alves, da iGo Gestão Inteligente. Quem pensa em uma operação informal imagina que está economizando o valor do imposto, mas esquece de todo o custo extra que está incorrendo com gestão, equipe, possíveis perdas por desvios, além do tempo e energia que poderiam ser usados para buscar o crescimento. Com uma boa gestão, o empreendedor consegue economizar nos tributos e ter mais chance de crescer, pois com o governo eletrônico, a sonegação tende a se transformar simplesmente em um empréstimo com os juros mais altos do planeta (multa de duas a cincos vezes o valor do tributo), podendo ainda vir acompanhado de detenção de seis meses a dois anos. Com certeza, não vale a pena correr esse risco.

(*) É idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.

Resident Evil® 6 chega aos consoles da nova geração

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O C-Virus está se espalhando rapidamente pelo mundo! A Warner Bros. acaba de anunciar que Resident Evil® 6, já disponível digitalmente, também chega em versões físicas no Brasil para os consoles PlayStation 4 por R$ 149,90 e Xbox One por R$ 169,90 no dia 14 de abril. Desenvolvida pela Capcom, esta versão conta com todos os conteúdos por download (DLCs) lançados anteriormente, como mapas e modos multijogador, além de diversas roupas alternativas para os personagens.
Resident Evil 6 conta histórias de ação e suspense que giram em torno dos ataques bioterroristas a diversas cidades do mundo, trazendo personagens veteranos e estreantes com narrativas independentes que se cruzam ao longo do desenrolar das campanhas. Entre os veteranos, os jogadores vão reconhecer Leon S. Kennedy, Chris Redfield, Sherry Birkin e Ada Wong lutando ao lado dos estreantes Helena Harper, Piers Nivans e Jake Muller para combater o avanço do C-Vírus em locais como Lanshiang na China e Washington D.C. nos EUA.
Resident Evil 6 também permite partidas multijogador locais e online. Ao jogar online, as campanhas se cruzam em determinados pontos, e os aliados podem variar de dois a até quatro jogadores e assim podem derrotar inimigos e chefes mais facilmente.

Comunicação unificada melhora a produtividade dos colaboradores

Cristiano Felicíssimo (*)

A agilidade na tomada de decisão faz parte da rotina das empresas e esperar o dia seguinte para responder um e-mail pode ser crucial para o fechamento ou não de um negócio, por exemplo

O fato, é que as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigem a mesma postura de seus parceiros. Nesta hora, a comunicação unificada passa a ser uma grande aliada das organizações, pois permite que os colaboradores tenham acesso aos diversos meios de contato por uma única interface.
Além da rapidez na comunicação, outro ponto que merece ser analisado é o home office, procedimento já adotado por 36% das empresas brasileiras, segundo pesquisa realizada pela SAP Consultores Associados, em 2014. Esta prática acontece quando o colaborador trabalha 100% de sua carga horária em sua residência. Já outras organizações têm optado pelo horário flexível, que é quando os funcionários podem optar por trabalhar de casa apenas em alguns dias da semana.
A tendência é que cada vez mais as organizações optem por estes modelos, uma vez que estudos indicam que estas práticas trazem bons resultados para as empresas e os funcionários. Dados do instituto americano Gallup mostram que a adoção parcial do home office resulta em cerca de quatro horas semanais a mais de produtividade em comparação com quem cumpre jornada no escritório. Além disso, há maior engajamento e satisfação. Neste cenário, é primordial o investimento em tecnologias que possibilitem oferecer estes benefícios aos colaboradores, afinal, todos saem ganhando.
Não é à toa que as aplicações em TI continuam aumentando. Um estudo do Gartner indica que as empresas brasileiras do setor estimam empregar US$ 96,4 bilhões em 2016. Para os serviços de comunicação deve-se destinar um total de US$ 56 bilhões no próximo ano.
Com os exemplos e os números citados fica clara a importância da comunicação unificada nas empresas. Esta é uma tendência que consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real e oferecem uma única interface para o usuário final. Parece complicado, mas o uso no dia a dia é simples. Quem nunca ouviu falar em videoconferências, audioconferências, telefonia IP, rede de voz e dados, otimizador de wan, cidades digitais e teleaudiências? Estes são alguns exemplos de aplicações desta tecnologia.
Além de auxiliar os colaboradores, aumentando a produtividade, a comunicação unificada ainda oferece para a empresa a redução de custos, por meio da telefonia IP, por exemplo. Outra vantagem é a diminuição de viagens dos executivos, que podem realizar reuniões por videoconferências, evitando gastos com passagens e hospedagem e ainda otimizando o tempo que seria gasto com o deslocamento.
Cabe aos gestores colocar os prós e contras na ponta do lápis e avaliar o quanto a empresa pode sair ganhando em curto, médio e longo prazo com este investimento. Não existem dúvidas sobre as vantagens destas tecnologias e as organizações precisam estar atentas as inovações para se beneficiarem.

(*) É diretor de Pré-vendas da Seal Telecom.

Empresa abre 500 vagas para jovens talentos em São Paulo

A Concentrix, multinacional do segmento de contact center especializada em soluções de outsourcing, anuncia a abertura de 500 vagas nos próximos três meses para sua nova unidade localizada na Barra Funda, em São Paulo (SP). Eleita a 14° empresa no ranking das 50 que têm os funcionários mais felizes e satisfeitos do Brasil pelo site de carreira Love Mondays, a Concentrix chegou ao Brasil em 2014 e já conta com mais de mil colaboradores nos sites de Barueri e em São Paulo com as unidades dos bairros Água Branca e Barra Funda.
A companhia está em franca expansão e, na contramão da atual crise econômica brasileira, comemora um crescimento global de 29% ao ano e a ampliação de seu atendimento por um grande cliente da área de tecnologia, que gerou os novos postos de atendimento. O novo site na Barra Funda, que está com as oportunidades em aberto e foi inaugurado em março, recebeu um investimento de R$ 8 milhões em infraestrutura e R$ 5 milhões em tecnologia e faz parte da estratégia de expansão da empresa na América Latina, que inclui a inauguração de unidades na Nicarágua, Costa Rica e Colômbia nos próximos meses.
Para estas novas vagas, a empresa busca por agentes de atendimento, que tenham ensino médio completo, inglês intermediário, boa comunicação e digitação e que tenham interesse por tecnologia para atender uma conta deste segmento direcionada ao usuário final. Além disso, estar cursando universidade será considerado como diferencial dos candidatos.
O gerente geral da Concentrix Brasil, Flaviano dos Santos, afirma que a Concentrix se destaca por oferecer diferenciais que a tornam muito atraente no mercado de trabalho. “Além do salário diferenciado, acima do piso da categoria, oferecemos oportunidade de carreira e uma série de benefícios para os colaboradores que, pela jornada de trabalho de seis horas, também podem investir nos estudos. Nossa equipe no Brasil também tem um ambiente muito positivo para oferecer excelência, o que vem gerando o crescimento dos negócios e o desenvolvimento da equipe, que conta com uma média de 65% de promoções internas por ano”, completa.
Sempre preocupada em investir em pessoas, desenvolvendo e estimulando seus colaboradores, a Concentrix aposta em jovens promissores para fazer carreira dentro da empresa. Este é caso de Ketheli Gomes da Silva, que ingressou na Concentrix em março de 2015, após deixar seu primeiro emprego como vendedora em um shopping. Aos 19 anos, ela não tinha nenhuma experiência no setor, mas se sentiu estimulada desde o início do treinamento para atendimento: “A nossa gestora foi bastante inspiradora e nos mostrou que com dedicação conseguiríamos ter ótimas oportunidades de carreira e este foi meu objetivo desde então”.
Três meses depois, diante do seu esforço e postura, a jovem Ketheli foi promovida a Team Manager e atualmente coordena uma equipe de 20 pessoas responsáveis pelo atendimento de um cliente da área de tecnologia. “Por ser a mais nova entre os líderes, sempre busco inspiração nos gestores mais experientes e procuro dar o meu melhor. Tenho como objetivo adquirir mais conhecimento e crescer dentro da empresa”, completa.
Recentemente, inclusive, a Concentrix realizou o ‘Curso para Líderes’, em que alguns profissionais com desenvolvimento positivo foram escolhidos para participar, entre eles Ketheli. Segundo a colaboradora, o curso e a oportunidade da empresa trouxe uma perspectiva de mudanças positivas para sua carreira e visão de negócios. Hoje, com 21 anos, a gestora iniciará o curso de relações internacionais com ênfase em marketing e negócios na ESPM.
Os profissionais selecionados para as vagas de agente de atendimento contarão com o apoio de um curso de capacitação, com alto padrão de qualidade, que tem duração de quatro semanas. Com carga horária de seis horas de segunda a sábado, a remuneração para estas vagas é a partir de R$ 1.400,00, mais valor variável de performance de resultados. O colaborador também terá benefícios compatíveis com o mercado.
Os interessados em participar da seleção devem se inscrever em vagas no link: http://brazil.concentrix.com/ ou enviar e-mail para [email protected]