82 views 12 mins

Tecnologia 02/07/2019

em Tecnologia
segunda-feira, 01 de julho de 2019
medicina-AI2 temporario

A inteligência artificial será tão essencial para a medicina quanto a energia elétrica

A nossa maior riqueza é a saúde. Para uma vida longa e plena, é essencial que a nosso corpo esteja saudável. Isso, inevitavelmente, passa pela medicina

medicina-AI2 temporario

Foto: Shutterstock

Diego Figueredo (*)

Com o surgimento da ciência, ganhamos ferramentas importantes para sobreviver aos infortúnios diários. Apesar do avanço, no entanto, o erro hospitalar é uma das principais causas de morte dos pacientes. Aproximadamente 440.000 americanos morrem por ano como consequência de equívocos e quase 86% das mortes são evitáveis.
A redução desses números passa obrigatoriamente pela implementação das inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para o setor. A inteligência artificial (IA), por exemplo, caminha para ocupar todos os lugares. Em breve, não existirá nenhum setor ou especialidade que não sofreu algum impacto dessa tecnologia. E a saúde segue exatamente na mesma direção.
Desde a detecção precoce de doenças até o diagnóstico, onde acontecem alguns dos maiores erros. Do desenvolvimento de medicamentos à pesquisa clínica. A IA ajudará a melhorar os resultados com prazos menores e custos reduzidos. Os sistemas se apoiarão em metodologias comuns de comparação de sintomas e um enorme banco de dados de casos anteriores para fornecer uma análise assertiva.
A IA pode examinar imagens médicas, como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética para fornecer feedback sobre o que provavelmente passaria despercebido pelo olho humano. Condições crônicas também serão combatidas com mais precisão. Câncer, diabetes e doenças cardíacas devem receber tratamentos mais acurados por terem padrões bem definidos e facilmente identificados.
A medicina de precisão, ramo da biologia molecular que lida com a estrutura, evolução, função e mapeamento de genomas também será prontamente melhorada. A ciência é responsável por buscar conexões para doenças a partir das informações obtidas do DNA. Combinada com inteligência artificial, será possível detectar doenças complexas em estágio precoce e ajudar a prevenir problemas de saúde com base nos genes dos pacientes.
Outra aplicação ainda mais simples e que já estamos vendo são os bots de assistência médica, usados para agendar consultas com o prestador de serviços de saúde do paciente. Esses bots também podem ajudar pacientes com medicação e melhorar o atendimento oferecendo suporte ininterrupto.
As mudanças proporcionadas pelos avanços na área estimulam o debate sobre a substituição dos médicos pela tecnologia no futuro. Algumas especialidades serão certamente dominadas pela IA, mas novas funções surgirão e os médicos já estão passando por um processo de transformação, como acontece sempre que estamos diante de uma tecnologia disruptiva. Desde a revolução industrial até a chegada da internet, passamos por momentos parecidos.
No entanto, a IA ajuda os médicos humanos a tomarem melhores decisões e com isso o tempo será direcionado para o que é mais importante. O setor da saúde é complexo e altamente regulado, por isso tem resistido tanto à reinvenção tecnológica em comparação com outros setores. Mas é inevitável que a transformação aconteça. O movimento que potencializa a conexão entre máquinas e hospitais já começou. Em breve, a inteligência artificial será tão fundamental para os médicos quanto a internet ou energia elétrica.

(*) É CEO da Nexo AI.

APP de assinaturas para atividades extracurriculares e de lazer

Conciliar trabalho, casa e os filhos pode ser uma tarefa e tanto. Para ajudar os pais na organização da rotina de seus filhos, as sócias Fernanda Sotelo e Mariana Espindola lançaram, em 28 de junho, o Kiddle Pass, primeira plataforma brasileira que visa desburocratizar e simplificar a dinâmica de gerenciamento e agendamento de atividades contraturno escolar e lazer, para crianças de 1 a 12 anos através de poucos “clicks”. O aplicativo já está disponível na Apple Store e Google Play, podendo ser baixado gratuitamente.
O objetivo do Kiddle é integrar crianças à atividades culturais, físicas, educacionais e de lazer, a fim de prover um universo de possibilidades, na qual se pode aperfeiçoar habilidades, descobrir talentos e identificar novas paixões. Além, de também promover aos pais menos tempo procurando e agendando atividades, e mais tempo deles se divertindo com seus filhos.
Com expectativa de alcançar já no primeiro ano de operação 2.500 assinantes, o Kiddle Pass inicia sua operação em São Paulo e Alphaville com planos especiais para o período de férias. É possível escolher entre três planos entre 6, 14 e 20 atividades no mês. A diferença entre eles está no número de atividades consumíveis dentre as 300 oferecidas e quantas crianças podem usá-los.


O poder do outsourcing

6-vantagens-do-outsourcing-de-ti-para-as-empresas-810x405 temporario

O sucesso de uma empresa não se resume a ter equipes que realizam com perfeição as tarefas de cada área. Muitas vezes, a questão mais importante é saber delegar empresas externas especialistas no assunto. Isso é o outsourcing: a terceirização de certos serviços, por meio da subcontratação de uma firma que pode proporcionar múltiplos benefícios às empresas contratantes, entre eles, a possibilidade de se contar com os melhores talentos da área sem que isso demande tempo ou recursos próprios para a busca e para a seleção dos profissionais.
Exemplos não faltam de empresas de renome e que hoje poderiam estar fora do ranking das mais prestigiadas se não tivessem tomado a decisão de externar alguns dos seus projetos. Alguns exemplos são:
• Alibaba: a empresa chinesa que é líder nas vendas pela internet conseguiu ser competitiva e estar ao lado de gigantes como eBay e Amazon porque subcontratou o desenvolvimento do site. Dessa forma, conseguiu minimizar as desvantagens que o setor tinha na China, onde era difícil encontrar talentos especializados e havia várias restrições no acesso à rede.
• Skype: atualmente é muito comum falar de videochamadas, mas foi o Skype, a companhia pioneira nesta área no inicio dos anos 2000. A chave do seu êxito foi uma equipe terceirizada formada por três engenheiros da Estônia, que desenvolveram a aplicação por completo.
• BaseCamp: esta companhia de sucesso do setor de ofertas de serviços digitais como softwares, e-books, cursos, entre outros, começou como um simples botão no PayPal que direcionava o cliente a um formulário de pagamento com cartão de crédito. Seu surpreendente crescimento se deve, segundo seu fundador, Noah Kagan, à terceirização do desenvolvimento central do site.

As empresas mencionadas não apenas compartilham o fato de serem exitosas, mas, têm outro fator em comum: todas terceirizam o desenvolvimento dos seus softwares, o que abre portas para a inovação e crescimento. “Isso se deve ao fato de o outsourcing ser muito mais do que a simples terceirização do serviço: é uma ferramenta que permite desenvolver os produtos principais com a mais alta qualidade e, assim, aumentar a rentabilidade das empresas sejam grandes ou pequenas”, assegura Nacho De Marco, CEO de BairesDev, empresa-líder na América Latina em software outsorcing.

Passaporte de férias para visitantes jogarem dez horas pelo preço de cinco

No mês de julho, curiosos, entusiastas e apaixonados por games, tecnologia e experiências imersivas terão um motivo a mais para ir ao Voyager, centro de entretenimento em realidade virtual com duas unidades na capital paulista. O novo passaporte de férias Voyager, válido de 1 a 31 de julho, garante aos visitantes dez horas de diversão pelo preço de cinco, além de acesso a mais de 30 experiências. As horas podem ser usadas por uma ou mais pessoas, de uma única vez ou fracionadas, de acordo com a preferência e disponibilidade dos clientes, seja no Shopping JK Iguatemi ou no Morumbi Town Shopping. O passaporte também pode ser comprado como opção de presente.
“No Voyager, os visitantes usam a realidade virtual para ter experiências reais, imersivas. O passaporte de férias é uma oportunidade única para se divertir em família, com amigos ou sozinho em dezenas de estações com jogos, simuladores, narrativas interativas e muito mais”, disse Ricardo Justus, CEO do Voyager. Na unidade do Shopping JK Iguatemi, localizada na Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 2041 – 3º piso – Vila Olímpia, o público tem acesso a mais de 20 experiências imersivas em VR (https://www.voyagervr.com.br/.).