170 views 4 mins

Sua empresa pode ser o próximo alvo

em Tecnologia
sexta-feira, 06 de outubro de 2023

Você prefere aumentar a segurança da sua empresa ou ficar vulnerável aos inúmeros perigos atuais? É incontestável que reforçar a segurança de qualquer negócio é sempre mais eficiente do que contabilizar os prejuízos. Apesar disso, cerca de 25% das empresas brasileiras já sofreram com ataques digitais no ano de 2022 e, em sua maioria, esse problema estava relacionado ao roubo de dados.

As informações da pesquisa anual realizada pela empresa de segurança Proofpoint revelam a realidade do Brasil. Apesar de a tecnologia estar presente em praticamente todos os negócios, independentemente da área de atuação ou porte da empresa, muitos empresários ainda não olham para a cibersegurança como uma prioridade.

Proteger as informações internas e aquelas que os clientes confiam – sejam de identidade, cartões de créditos, senhas – deve ser assunto prioritário e fazer parte dos investimentos da empresa para garantir o crescimento e reputação do negócio.

Nenhum empresário quer ver os dados de clientes e de seu negócio expostos e sendo negociados por criminosos virtuais ou ser coagido a pagar para receber informações sequestradas por hackers. Situações como essas são semelhantes a encontrar a porta da empresa arrombada e ter os bens subtraídos.
Com a implantação de ferramentas que ampliem e reforcem a segurança eletrônica é possível evitar o roubo ou vazamento de dados e evitar crises financeiras e institucionais. Não basta reforçar grades, muros e monitoramento eletrônico na estrutura física da empresa. É preciso garantir a segurança no mundo virtual.

Utilizar firewalls, antivírus, criptografia e verificação em duas ou mais etapas são algumas precauções que podem e devem ser tomadas diariamente para evitar a invasão de sistemas por cibercriminosos. Sem dúvida elas atuam para impedir e dificultar ataques, mas nem sempre são suficientes.

O mercado já disponibiliza treinamentos para educação cibernética, além de ferramentas que dificultarão as invasões e reduzirão os chamados para as equipes internas de Tecnologia da Informação (TI), que podem ter outras entregas e projetos comprometidos por conta dessas ameaças.

Adicionar soluções gerenciadas por parceiros especializados em cibersegurança contribuem ainda mais para ampliar a segurança de qualquer empresa ao adicionar a expertise de profissionais altamente qualificados e constantemente atualizados.

Quando as estratégias são utilizadas em conjunto e os processos certos são implementados, as camadas de proteção cibernética de sua empresa ficam mais fortes diante de investidas dos criminosos virtuais. Além de evitar invasões, oferecem recursos de resposta imediata para que as equipes possam agir de forma rápida e evitar grandes danos.

Afinal, tão importante quanto prevenir é estar preparado para proceder de forma rápida em situações que exponham o negócio a qualquer risco.

Mais que uma responsabilidade, a cibersegurança é uma realidade e uma necessidade das empresas que, se não for implementada de forma adequada, pode desencadear prejuízos financeiros e institucionais que poderiam ser facilmente evitados.

(Fonte: Caio Rogério Fávaro Silva, Graduado em Engenharia da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de redes e Pós-Graduando em Segurança da Informação. Arquiteto Sophos e Certified Information Security Officer (EXIN). Atualmente é Gerente de Infraestrutura de TI da Verhaw IT).