A Stellantis, empresa que controla marcas como Jeep, Dodge, Fiat, Maserati e Peugeot, anunciou que reorganizará suas redes de concessionárias europeias a partir de julho de 2023.
Vivaldo José Breternitz (*)
O ponto principal da reorganização prevê que os veículos deixem de ser vendidos pela atual rede de concessionárias, que passarão a fazer apenas as entregas dos veículos, que serão vendidos diretamente pela Stellantis, via comércio eletrônico. As concessionárias, agora operando como agências, também poderão prestar serviços de manutenção dos veículos.
A Stellantis, com essas mudanças, pretende reduzir custos e ter mais controle sobre os negócios, em especial, preços e relacionamento com clientes.
Isso levaria a um “aumento da assunção de custos por parte da Stellantis e à redução da exposição aos riscos de nossos distribuidores”, segundo comunicado divulgado pela empresa.
Essa mudança faz parte do plano estratégico da Stellantis, chamado Dare Forward 2030, que prevê vender apenas veículos elétricos a partir de 2038. Na Europa, a empresa pretende fabricar apenas veículos desse tipo a partir de 2030.
A empresa também lançou recentemente uma estratégia para sua unidade de negócios dedicada à economia circular, pretendendo alcançar sustentabilidade e lucratividade através de remanufatura, reparo, reutilização e reciclagem. Neste ponto, as atuais concessionárias poderão ter um papel: distribuir e revender peças remanufaturadas pela Stellantis.
Cabe lembrar que diversas marcas da Stellantis têm concessionárias no Brasil, que em algum momento deverão enfrentar mudanças semelhantes, o que lhes deve trazer dificuldades, que as atuais concessionárias Ford no Brasil estão enfrentando.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT