382 views 2 mins

SR-71: alta tecnologia projetada com muito pouca tecnologia

em Tecnologia
quarta-feira, 12 de julho de 2023

O Lockheed SR-71, conhecido como Blackbird, foi um avião de reconhecimento estratégico e pesquisa, operado até 1999 pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela NASA; foram construídos 32 exemplares do aparelho.

Vivaldo José Breternitz (*)

O SR-71 era uma maravilha da engenharia. Foi o mais rápido avião do mundo, voando a cerca de 3.600 km/h – podia atravessar os Estados Unidos em 65 minutos e atingir uma altitude de cerca de 26 km; nessa velocidade, a temperatura externa da nave podia chegar a cerca de 565 ºC!

Agora, algo que realmente impressiona: fez seu primeiro voo em fins de 1964, tendo começado a ser projetado nos anos 1950. Os computadores disponíveis na época eram quase inúteis para um projeto desse tipo, que foi desenvolvido com o uso de pranchetas, lápis, réguas de cálculo, transferidores, compassos e equipamento similar – certamente muitos dos leitores não conhecem esses instrumentos…

Nos anos 2000, a Lockheed, fabricante do avião, submeteu os planos do Blackbird a um aplicativo utilizado para projeto de aviões. O resultado? O aplicativo não propôs nada diferente – o design é simplesmente perfeito… 

Não há tributo melhor que esse ao time chefiado pelo engenheiro aeroespacial Clarence “Kelly” Johnson (1910-1990), que projetou o avião. Além dessa competência, os times chefiados por Kelly eram famosos por terminarem os projetos antes do prazo estabelecido.

Outro projeto de um time chefiado por Kelly foi o do caça-bombardeiro Shooting Star, 33 dos quais foram utilizados pela Força Aérea Brasileira entre os anos 1958 e 1967.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.