125 views 6 mins

Softwares Para Orçamento De Obras: Como Escolher O Melhor?

em Tecnologia
quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Saber quanto uma obra vai custar, envolvendo os gastos com material, mão de obra, encargos e serviços, é uma das tarefas mais difíceis para qualquer engenheiro ou administrador. 

Mas ao invés de trabalhar apenas com planilhas de Excel, há à disposição no mercado alguns softwares que podem ajudar (e muito!). 

Em um ambiente competitivo como é o mercado hoje em dia, falhas no orçamento, cálculos errados podem até mesmo inviabilizar um projeto, portanto, é essencial que empreendedores e construtoras tenham à sua disposição boas ferramentas que auxiliem em todo o processo. 

Para que não haja grandes diferenças entre o que foi orçado e o custo real da obra, a fase do orçamento é fundamental. 

Existe um dado alarmante no país, levantado pela Construtora Deloitte. Em parceria com o SindusCon e com apoio do Secovi, foi realizada uma pesquisa inédita para o setor de Construção Civil, sobre Gestão Orçamentária, com 71 empresas do setor, em 2014. 

De acordo com essa pesquisa, o objetivo foi identificar as práticas utilizadas no planejamento orçamentário e encontrar as principais dificuldades que enfrentam em relação ao tema. Ao mesmo tempo, essa pesquisa detectou que o desvio médio entre as receitas atuais e as previstas foi de 21,7%. 

Ou seja, há um erro médio de 21,7% entre o que é previsto e o que é gasto para obra no país e esse dado é impressionante. 

Portanto, para tentar reduzir essa discrepância, os softwares de orçamento de obras representam uma ótima ferramenta para manter a obra dentro do previsto. 

Vantagens De Softwares De Orçamento de Obras 

Há diversas vantagens em se escolher um software para gestão orçamentária de uma obra. 

1 – Matemática Certa 

Todo orçamento envolve muitos cálculos. Há porcentagens e fórmulas envolvidas e a chance de um cálculo matemático ser executado corretamente pelo software é bem maior do que individualmente com a sua calculadora. 

2 – Segurança Dos Dados 

Quando você faz qualquer alteração nos cálculos em um software, precisa salvar tudo, ou seja, diminui muito a possibilidade de você, sem querer, apagar um cálculo ou um resultado. 

3 – Rapidez 

Não há menor dúvida que a utilização de um software permite que todas as alterações e cálculos sejam feitos de maneira bem mais rápida do que se você tiver que, manualmente, alimentar planilha por planilha. 

Claro que você pode sempre utilizar planilhas do Excel. Mas cabe lembrar que é necessário um conhecimento profundo de como usar o Excel, como colocar as fórmulas e análises de gráficos ou outras análises não são feitas de maneira tão fácil no Excel, como em alguns softwares. 

Softwares para gerenciamento do orçamento de obras

1 – Arquimedes 

É um software muito utilizado pois apresenta diferenciais em relação a localização, lançamentos e visualização de itens, além da base de preços e composições. 

Não possui limitações quanto ao que você quer descrever e possui mais de 10 mil itens na base de preço e composições, como SINAPI, CEHOP, DERSA e SABESP, só para citar alguns. 

Possui mais de 70 tipos de planilhas e gera relatórios automaticamente. 

É um software extremamente inteligente, pois por exemplo se você atualizar o preço de um serviço relacionado a obra de um prédio, o orçamento total do prédio também será atualizado. 

2 – Volare 20 Pro 

Permite trabalhar com orçamento de obras de qualquer tamanho. É o único software do mercado que utiliza a base TCPO – Tabelas de Composições de Preços para Orçamento desenvolvida pela PINI, que é uma referência para os profissionais da Construção Civil.

Além disso, também conta com codificação BIM brasileira, desenvolvida pela ABNT e pode ser integrado a outras plataformas CAD. 

3 – OrçaFascio 

Software 100% Web, ou seja, não é necessário dar download de nada em seu computador. 

Faz orçamentos de forma muito rápida, seguindo as normas do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Abrange 17 bases de composições como SINAPI, SICRO, dentre outras e importa dados do Excel, ajustando automaticamente as composições. 

Existem outros softwares disponíveis no mercado, porém esses descritos têm boa aceitação e facilidade de uso. 

Obviamente a escolha do software depende muito do usuário, como também da obra e quais são os requisitos que o usuário quer para seu orçamento. 

De todo jeito, a utilização de qualquer software para o gerenciamento do orçamento de preços da sua obra facilita muito todo o processo. 

Total Construção