
A tecnologia no mundo jurídico vem trazendo grandes mudanças na forma de como exercer o Direito, uma dessas inovações são os smart contracts, conhecidos também como contratos inteligentes que usam o sistema de blockchain feitos por aplicativos ou softwares a partir de comandos especificados previamente.
Dessa forma, os acordos legais são elaborados e executados, com ainda mais eficiência, segurança e transparência no setor jurídico, otimizando processos e reduzindo custos.
Segundo Rafael Bagolin, CEO da Jusfy, para produzir os smart contracts aplicativos são configurados por profissionais da área jurídica em conjunto com programadores que transformam o que foi acordado em códigos. “Essa automação minimiza a necessidade de intermediários, o risco de fraudes e erros humanos. A tecnologia blockchain garante que, uma vez que um contrato é criado, ele não pode ser alterado. Além disso, pode ser aplicado em contratos de diversas áreas, como transações imobiliárias, acordos financeiros e contratos de trabalho. No setor imobiliário, por exemplo, a compra e venda de propriedades pode ser realizada de forma mais rápida e segura, eliminando a burocracia tradicional”, explica o executivo.
Apesar de ainda estar sendo discutido ao redor do país, diversos tribunais já reconhecem sua validade. Ou seja, com validade jurídica, assim como o contrato de papel. “A transparência desse processo permite que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações em tempo real, o que faz a diferença em disputas legais, onde a clareza das informações pode ser crucial para a resolução de conflitos”, destaca Bagolin.
O advogado e executivo afirma que contribui para a validade do contrato adotar todo o passo a passo dos contratos tradicionais, além disso, a adoção de smart contracts reduz custos operacionais para escritórios de advocacia e empresas, permitindo que os profissionais do direito se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, em vez de se perderem em processos burocráticos.
“A introdução de ferramentas que agilizam a rotina dos advogados é um dos pilares da Jusfy e as smart contracts são uma inovação que tem tudo para continuar dando muito certo, desde que respeitadas as implicações legais. Esse avanço tem o potencial de redefinir o panorama jurídico, tornando-o mais ágil, acessível, seguro e um importante passo para um futuro mais eficiente e transparente”, finaliza o CEO da Jusfy.