O Skype, um produto da Microsoft, é um dos aplicativos de videoconferência mais populares do mundo, podendo ser usado em computadores e celulares
Vivaldo José Breternitz (*)
A Microsoft está anunciando o lançamento do TruVoice, um recurso do Skype que usa inteligência artificial para traduzir chamadas de voz entre usuários que falam diferentes idiomas.
A novidade é que, ao contrário de outros aplicativos, a fala do TruVoice não tem características mecânicas, robóticas, mas dá à tradução um tom mais natural, o mais próximo possível do falante, procurando tornar a comunicação mais natural.
O TruVoice atualmente suporta os idiomas inglês, espanhol, francês, alemão e chinês, devendo outros serem adicionados em futuro próximo – talvez o português, por ser a nona língua mais falada no mundo, esteja entre esses.
O Skype já era capaz de detectar automaticamente diferentes idiomas e a traduzir texto e áudio, mas com ênfase no texto; agora, com o TruVoice, o Skype usa inteligência artificial para detectar os idiomas falados durante a videochamada e traduzi-los em tempo real, usando tecnologias da área de inteligência artificial, como reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural.
Trata-se de um grande avanço, que pode revolucionar o mundo dos negócios e da educação.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.