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Serviços de gerenciamento de equipamentos móveis nas empresas crescem após pandemia

em Tecnologia
sexta-feira, 31 de março de 2023

O crescente uso de dispositivos móveis (smartphones, notebooks, desktops tablets, entre outros), fora dos ambientes corporativos, pelos colaboradores das mais variadas empresas, impulsionado ainda mais pela pandemia da Covid-19, acendeu um alerta sobre a segurança e o gerenciamento dos dados. E não há mais o pensamento que a situação poderá retomar ao que era antes da pandemia. O trabalho remoto ou híbrido se mantém. Uma pesquisa da Catho mostra que as vagas de trabalho nesses formatos cresceram 496% no primeiro semestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.

As companhias estão cada vez mais preocupadas como proteger as suas informações e a dos seus clientes, que são manipuladas pelos funcionários em locais de trabalho fora da corporação. Exemplo disso é a BHS – especialista em estratégias e serviços de TI -, que registrou um aumento de 60% nos seus projetos para empresas que querem implantar sistemas de gerenciamento de endpoints (dispositivos usados fora do ambiente corporativo).

O gestor da Área de Infraestrutura da BHS, Anderson Quintão, afirma que todos os equipamentos dentro e fora da empresa estão sujeitos às invasões, contudo, fora do ambiente corporativo, esse risco é bem maior porque está sem a segurança e proteção da rede local. “Antes da pandemia, os computadores empresariais eram gerenciados por servidores locais. Com a descentralização, por causa do trabalho remoto, a maioria das corporações perderam o controle e a gestão dos dispositivos”, alerta ele.

“Com a gestão dos endpoints, temos o controle das informações empresariais, o que está sendo usado e a localização dos dispositivos. Se existe o gerenciamento e, se o notebook ou até mesmo o celular é roubado ou extraviado, podemos fazer o acesso remoto e evitar que dados de aplicativos sejam roubados. Podemos até apagar completamente todas as informações de um equipamento, como o de um celular”, explica Quintão.

O gestor da BHS lembra que a questão da segurança de dados não é apenas importante para a empresa, mas para seus clientes também. Empresas do setor financeiro (corretoras e bancos) e da área da saúde estão muito preocupadas com a segurança dos dados, porque lidam com informações muito importantes para seus clientes. Qualquer vazamento de dados prejudica a reputação dessas corporações e causa insegurança no mercado.