Entre os principais desafios enfrentados por empreendedores sociais brasileiros, ganham destaque a insegurança sobre como tirar a ideia do papel e a necessidade de capital para viabilizar a execução dos projetos ou expandir a atuação. É o que mostrou um levantamento realizado pela AGO Social, negócio que atua nas áreas de investimento, formação e conexões para o ecossistema de impacto. Entre os meses de junho e julho, foram consultados 158 empreendedores sociais de 74 cidades e 20 estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Maranhão.
O questionário foi respondido durante as inscrições para a 1ª edição do evento Vozes do Empreendedorismo Social e dividiu os participantes em duas categorias: empreendimento em estágio inicial de implementação ou apenas em idealização; e negócios que estão em operação há pelo menos seis meses ou mais maduros, em fase de consolidação e expansão. Das 158 pessoas inscritas, 80 afirmaram que estão na fase inicial. A maior parte delas relatou ter duas grandes dificuldades: conhecer ferramentas que permitam tirar a ideia do papel e receber orientações para saber se estão no caminho certo.
“O sentimento de insegurança é muito comum nesta etapa, por isso, é fundamental ter uma rede de contatos e abrir relacionamentos para aprender com a experiência de outros empreendedores. Além disso, é muito importante começar pequeno, mas pensar grande, sabendo correr riscos calculáveis que permitam se adaptar ao longo do caminho”, explica o cofundador da AGO Social, Alexandre Amorim, considerado em 2018 um dos jovens mais influentes no terceiro setor do país, pela Forbes Under 30.
Para os 78 empreendedores cuja iniciativa está em fase mais madura, a principal dificuldade é atrair investidores. Compra de equipamentos, desenvolvimento de plataformas digitais e criação de estratégias de marketing são algumas das atividades que demandam aporte financeiro para serem executadas, de acordo com as respostas. Apesar dos exemplos citados, a maioria desses empreendedores não conseguiu dizer como um possível aporte seria aplicado.
“Percebemos que muitos deles não expressaram de maneira clara e quantitativa como o investimento seria utilizado e como se reverteria em expansão de impacto. Isso, certamente, diminui as chances de conseguir apoio”, afirma Amorim (https://cursos.agosocial.com.br/turma/nareal/imersao-online).