Com a aproximação da Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo comércio global, as expectativas de compra entre os brasileiros estão em alta. Segundo análise da Robbu, líder em soluções de comunicação para negócios, houve um crescimento consistente nos eventos de vendas via WhatsApp no último ano. Em novembro de 2023, as vendas aumentaram 8,9% em relação a outubro; e houve um aumento de 10% em dezembro, também em relação a outubro, devido à extensão das promoções da Black Friday, como Black Week e outras ações que se prolongam até o Natal.
No recorte de 2024, uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Wake, em parceria com o Opinion Box, apotou que 66% dos brasileiros planejam aproveitar as promoções deste ano. Neste contexto, a Robbu destaca a importância de uma estratégia de mensageria eficiente para que as empresas possam lidar com a alta demanda de maneira ágil e personalizada.
O Ranking Cielo-SBVC 2024 revelou que, no Brasil, quase 50% dos maiores varejistas utilizam o WhatsApp para suas vendas. Em um período de alta demanda no comércio, o segmento de mensageria é um aliado chave para as empresas que desejam aprimorar o atendimento e a comunicação com seus clientes, permitindo que a marca tenha uma centralização do atendimento de múltiplos canais em um único espaço, proporcionando praticidade e fluidez no processo de venda.
O diretor de negócios da Robbu, Francisco Dabus, ressalta a importância da mensageria no processo de vendas. “A Black Friday é uma oportunidade não apenas para impulsionar vendas, mas também para fidelizar novos clientes e aumentar o ticket médio [indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente]. O consumidor está cada vez mais exigente em relação à qualidade e à agilidade dos meios de atendimento e, nesse sentido, a mensageria é essencial para atender suas expectativas”. O executivo destaca, ainda, que é crucial que o negócio tenha um plano de comunicação efetivo com seus clientes para atrair e engajar o público, além de uma estrutura operacional robusta para lidar com o aumento da demanda durante períodos de alto pico.
Soluções para picos de demanda
Além de facilitar o processo de compra, a combinação do plano de comunicação e de estrutura operacional pode aumentar a eficiência durante os picos de demanda característicos da Black Friday, bem como as empresas podem criar fluxos de atendimento automatizados, realizar vendas diretamente pelo aplicativo e integrar o WhatsApp ao CRM, rastreando leads e personalizando a interação com cada cliente.
O chatbot é integrado de acordo com a necessidade de cada demanda. “Para pequenas empresas, pode ser uma maneira eficiente de oferecer atendimento de qualidade sem a necessidade de grandes equipes. Já para as grandes empresas, o chatbot pode ser integrado a sistemas mais complexos, melhorando a experiência do consumidor e aliviando a carga sobre o atendimento humano”, explica Dabus.
Ao estar devidamente treinado e adaptado às necessidades da empresa e consumidores melhora o método de experiência de compra e proporciona a fluidez no processo, resultando na fidelização e satisfação do cliente.
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