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As redes sociais a favor do seu e-commerce

em Tecnologia
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

As redes sociais representam hoje não só uma nova era da comunicação, mas também uma nova era para os negócios

Gustavo Hollatz (*)

A cada dia mais inovadoras, elas formam importantes canais de comunicação e têm se tornado fundamentais para o crescimento da visibilidade, das vendas e também da fidelidade dos clientes, já que estes meios de comunicação permitem que o empreendedor de qualquer segmento mantenha um contato mais informal e direto por meio dessas plataformas.

Esses meios devem caminhar lado a lado do e-commerce, mas para fazer esse mercado online girar de forma eficiente, é preciso saber usar essas plataformas, analisando cada detalhe do seu negócio.

Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp são as mídias mais utilizadas entre as grandes marcas no Brasil, porém, cada empresa/marca precisa se atentar às características do seu público alvo e entender que existem redes sociais de nicho que oferecem um resultado de engajamento maior do que as redes sociais mais conhecidas.

As marcas estão usando as redes sociais de forma cada vez mais criativa e inovadora, vou ressaltar o WhatsApp, por exemplo. Acompanhamos o crescimento do uso desta mídia como ferramenta de comunicação entre marca e cliente e isso têm funcionado por ser um canal muito rápido e de fácil utilização.

Muitas compras em e-commerce não são concluídas por dúvidas simples dos clientes, e quando o cliente permite essa interação da marca através do aplicativo identificamos um aumento da conversão em vendas, isso porque o diferencial dessa ferramenta é que ele aproxima o cliente, pois a troca de informações, dúvidas, negociações, são vistas como uma relação de amigos, que conversam aberta e diretamente.

Todo esse movimento surge como uma visão das marcas em humanizar a comunicação em seus canais, o que não é um trabalho fácil, pois depende de toda uma cultura interna e de todos os colaboradores treinados e engajados para que essa comunicação seja percebida pelo cliente em todos os canais. O WhatsApp, assim como os outros canais de comunicação da marca, como e-mail, chat online, telefone, além das informações no formato de FAQ, devem seguir o mesmo “tom da comunicação”. O que se deve respeitar é a velocidade de resposta em cada canal, assim como o conteúdo a ser disseminado.

Não existe uma receita para acertar no conteúdo, mas o básico é que ele seja relevante para o seu cliente e a partir disso, você pode pensar em formatos diferentes de compartilhar via mensagens de textos convencionais, vídeos animados, motivacionais, ofertas, descontos e até a inauguração de novas lojas.

Além das mídias sociais servirem como ferramenta para ajudar a trabalhar no contato direto com o cliente, vale entender as possibilidades de uso de cada meio para assim experimentar as oportunidades de negócio em suas vertentes. O WhatsApp, por exemplo, pode ser usado também para entrar em contato com fornecedores, representantes, o próprio time de vendas e o resultado desse trabalho com certeza será mais agilidade e eficiência no negócio.

(*) É Especialista em marketing de Aftermarket Solutions, unidade de negócios da CNH Industrial, formado em Publicidade com especialização em marketing, possui mais de 15 anos de experiência acadêmica e profissional em comunicação.