94 views 2 mins

Rússia: operadora começa a vender smartphones de segunda mão

em Tecnologia
segunda-feira, 30 de maio de 2022

A maior operadora de telefonia móvel da Rússia, a MTS, está começando a vender smartphones usados, como forma de oferecer aos seus clientes alternativas mais baratas, à medida em que a inflação sobe e os fabricantes ocidentais suspendem as vendas no país em função de seu ataque à Ucrânia.

Vivaldo José Breternitz (*)

A MTS está oferecendo usados das marcas chinesas Huawei, Honor e Xiaomi, além dos fabricados pela sul-coreana Samsung. Os aparelhos são vendidos pela internet ou nas lojas da operadora em Moscou, por preços até 50% menores que os dos aparelhos novos e com 90 dias de garantia. A MTS disse que em breve outras marcas serão oferecidas, em mais pontos de venda.

Na Rússia a inflação está ao redor de 18%, corroendo o poder de compra da população, embora seu banco central, não surpreendentemente, tenha dito que em breve a situação será normalizada. Já a MTS, disse que seu lucro líquido no primeiro trimestre caiu 76,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente em função das taxas de juros mais altas.

A venda de smartphones de segunda mão é uma boa ideia, não só por possibilitar que pessoas adquiram aparelhos mais baratos, mas também por ajudar a diminuir os problemas ambientais gerados pelo descarte desses produtos. Há rumores que a Apple estaria pensando no assunto.

Em termos de aparelhos novos, quem está levando vantagem são as marcas chinesas, cujas vendas na Rússia dobraram nas últimas semanas.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT