95 views 3 mins

QR Code: a tecnologia que está transformando a gestão de pessoas

em Tecnologia
sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

Leonardo Barros

Há pouco mais de dois anos nos Estados Unidos a habitual ida ao supermercado foi transformada em uma nova experiência com a inauguração da Amazon Go, a “loja do futuro”, onde não há atendentes ou caixas para passar as compras.

Leonardo Barros (*)

Os clientes são identificados por um QR code disponibilizado via aplicativo que é lido pela catraca na entrada da loja. As câmeras sabem quem está comprando, e depois de pegar os produtos desejados basta… sair!

No Brasil ainda não temos um número expressivo de lojas com essa tecnologia, mas há exemplos em que podemos ver a aplicação do QR code possibilitando o acesso à informação de maneira rápida e simples.

Durante a pandemia, as lives se tornaram uma alternativa de comunicação e entretenimento. Com bares e restaurantes fechados, as transmissões ao vivo ajudaram as pessoas a ficarem em casa e aumentaram a popularidade do QR code.

Os módulos pretos dispostos em um diagrama quadrado replicados nas telas são frequentemente utilizados para receber doações, facilitando a vida do usuário que é redirecionado a outro site usando apenas um smartphone para fazer a leitura do código.

Com a flexibilização da quarentena e a reabertura do comércio, os estabelecimentos foram recomendados a aderir ao cardápio digital para garantir mais segurança em meio à pandemia. Logo, o QR code mais uma vez está presente para facilitar o acesso ao cardápio.

O que nem todos sabem é que o QR code também está favorecendo a gestão de pessoas, facilitando o registro da jornada de trabalho de forma simples e rápida por meio do aplicativo de ponto digital, por exemplo.

O usuário consegue fazer os registros de entrada, intervalo intrajornada e saída do expediente com muita agilidade. Para isso, basta acessar o app pelo celular ou tablet disponível na entrada da empresa e apontar o QR code. Dessa forma, a solução registra o dia, a hora e o local onde a jornada está sendo iniciada.

Aliando a leitura do QR code ao reconhecimento facial, as empresas têm mais segurança de dados, garantindo a veracidade de quem está registrando ponto e evitando totalmente a possibilidade de fraudes.

O QR code está transformando o registro de ponto, principalmente neste período em que devemos priorizar os cuidados com a saúde e evitar o contato com superfícies não higienizadas. Essa é uma excelente opção para as empresas que querem dar um passo à frente na gestão da jornada de trabalho.

(*) É CEO do Tangerino – controle de ponto digital.