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Proteja seu bolso redobrando atenção às fraudes financeiras

em Tecnologia
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

O início de um novo ano traz consigo o entusiasmo com resoluções e planejamentos financeiros, mas também exige atenção redobrada para evitar golpes e fraudes, que se tornam mais frequentes nesse período. Com o aumento do uso de canais digitais para pagamentos e operações bancárias, as pessoas ficam mais expostas a ações de criminosos, segundo especialistas.

Em 2024, os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos, ou seja mais de 40,85 milhões de pessoas nos últimos 12 meses, conforme levantamento divulgado em setembro pelo Instituto DataSenado em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding. Entre as principais perdas com crimes cibernéticos estão fraude na internet e clonagem de cartão de débito e crédito.

Carolina Ramos, diretora regional da Unicred do Brasil, fala sobre medidas de segurança. “Os golpes evoluem à medida que as tecnologias avançam, mas a conscientização e o cuidado com as ferramentas digitais ainda são as maiores defesas contra essas práticas”, alerta. Entre as fraudes mais comuns no início do ano estão o envio de boletos falsos, a clonagem de aplicativos bancários e o uso de links fraudulentos enviados por e-mail ou mensagens.

Além disso, a preparação para a declaração do Imposto de Renda (IR) desperta a atenção de golpistas, que exploram a busca por informações e serviços relacionados ao tema. Para evitar prejuízos, é essencial que os consumidores verifiquem cuidadosamente os dados do beneficiário antes de realizar pagamentos e utilizem apenas aplicativos e sites oficiais das instituições financeiras.

Um ponto importante é evitar o acesso a contas bancárias em redes Wi-Fi públicas e, muito menos, clicar em links suspeitos, mesmo que pareçam vir de fontes confiáveis. Outra orientação é fazer a atualização periódica dos dados cadastrais diretamente com a instituição financeira. O compartilhamento de senhas ou códigos de validação deve ser absolutamente evitado.

A educação financeira desempenha um papel fundamental nesse contexto.
Quando o consumidor compreende melhor as ferramentas que utiliza e os riscos envolvidos, ele ganha mais autonomia e confiança para lidar com suas finanças. As instituições financeiras, por sua vez, têm investido em tecnologias de segurança, como autenticação em duas etapas, biometrias e monitoramento de transações em tempo real.

No entanto, Carolina reforça que a responsabilidade pelo uso seguro dessas ferramentas também é do próprio usuário. “Estar atento desde o início do ano é a melhor forma de evitar perdas financeiras desnecessárias e garantir tranquilidade para cumprir suas metas e planejamentos financeiros”, conclui. – Fonte e mais informações: (https://unicred.com.br/seguranca).