A discussão sobre liderança feminina na tecnologia já não é nova, mas ainda está longe de ser resolvida. No Brasil, as mulheres representam apenas 19,2% dos profissionais de TI e ocupam 13,1% dos cargos de diretoria, segundo o Observatório Softex. Em um cenário em que a evolução ainda é lenta, empresas que querem avançar precisam ir além de programas tradicionais de capacitação. É com esse olhar que a Invent Software lança o EVA (Empoderamento, Voz e Atitude), um programa estruturado para impulsionar mulheres em posições de liderança e no pipeline de sucessão.
Hoje, 36% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, um índice significativamente acima da média do setor. Ainda assim, para a Invent, esse número não representa um ponto de chegada, mas um indicativo de que ainda há espaço para evoluir de forma mais consistente e intencional.
“O EVA nasce de uma escuta ativa, mas principalmente de um incômodo: muitas mulheres já entregam resultado, já ocupam posições estratégicas, mas ainda enfrentam desafios internos para se reconhecerem nesse lugar. Existe uma desconexão com o próprio merecimento que, se não for trabalhada, limita o crescimento”, afirma Janaina Moreira, diretora de Gente e Gestão da Invent Software (https://inventsoftware.com.br/).
O papel da liderança feminina na transformação digital – Jornal Empresas & Negócios

