98 views 5 mins

Plataformas online devem abrir cada vez mais espaço para criptomoedas, inclusive novas

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Imagem: Pixabay

Que o mundo está em constante transformação, especialmente com a tecnologia trazendo inovações a todo instante, isso não é uma notícia nova. Manter-se a par de tudo pode ser desafiador, ainda mais para quem tem mais idade ou não é um chamado nativo digital, pessoas que desde pequenas tiveram computadores, tablets e smartphones à disposição e não viveram em um mundo de fax, internet discada ou máquinas de escrever.

A forma como assistimos televisão é uma das grandes mudanças. Pouco tempo atrás a televisão ocupava lugar de destaque na sala e era assistida por toda a família, que se juntava em determinados horários impostos pelos canais para exibir seu conteúdo. Hoje isso mudou completamente: o on demand deu poder para as pessoas, que escolhem quando e onde querem assistir séries, filmes, documentários e programas em geral. É possível ver em diversos aparelhos e até fora de casa, só precisando de uma conexão à internet.

O mesmo serve para o entretenimento online, como jogos de ação, cartas, fantasia, esportes e muitos outros. As plataformas são cada vez mais modernas, incluem mais e mais opções e também aceitam as criptomoedas, outra inovação que só terá mais espaço daqui pra frente.

Bitcoin e outras

Quem entrar no Sportsbet.io para fazer uma aviator aposta e se divertir nesse jogo que une apostas, pessoas do mundo inteiro, sorte e um pouco de habilidade, pode fazer isso criando uma conta e fazendo um depósito.

O processo é rápido e simples e dá uma chance de vislumbrar o futuro: é permitido fazer um depósito ou saque em Bitcoin, Ethereum e mais uma série de outras moedas.

A aceitação das criptomoedas no e-commerce em geral ainda é lenta, considerando que o Bitcoin tem mais de uma década e um valor que explodiu nos últimos anos. Uma unidade da moeda virtual custa mais de 300 mil reais.

Mas plataformas online cada vez mais estão abertas para fazer negócios com clientes que são entusiastas das criptomoedas ou simplesmente investiram nelas.

O pagamento com criptomoedas tem vários pontos fortes. O primeiro é a facilidade, já que é tudo digital e não é preciso cadastrar um cartão ou abrir o app de um banco e copiar e colar um código ou tirar uma foto. O processo é bem rápido independente da moeda.

O segundo é a segurança. Apesar de ainda ser um ponto a ser trabalhado para várias criptomoedas, o registro na blockchain e o fato de não serem cedidos dados eletrônicos ou de cartão de crédito – que são vendidos no mercado negro com frequência – é algo que empodera os usuários.

Por isso, diferentes plataformas trabalham não só para aceitar criptomoedas mas também criar as suas. O Twitter, por exemplo, permitiu as gorjetas para criadores de conteúdo serem pagas em criptomoedas. O Patreon também tenta fazer essa relação com criadores de vídeos, textos ou podcasts.

O XRP também é muito usado com essa finalidade, permitindo apoiar esses criadores no Reddit, Twitter e Discord.

Maior liberdade

Com uma maior liberdade e ligação entre fãs, usuários e criadores de conteúdo é possível fazer muito mais, sem depender de uma plataforma específica.

O ponto positivo das criptomoedas é poder alcançar um público mundial sem as amarras que moedas tradicionais têm. Se o Real não é aceito em todo lugar, físico ou digital, é preciso fazer uma conversão, tem amarras fiscais, enfim, as questões de moedas nacionais, as criptomoedas ultrapassam fronteiras e “conversam” com todos.

Claro que há desafios como o oferecimento de terminais de pagamento 100% seguros, ensinar e “converter” pessoas de todas as idades, conhecimento sobre criptomoedas e alcançar os céticos e muitos outros. Mas com algumas iniciativas já em andamento, tudo é questão de tempo.