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Pesquisa revela impacto dos influenciadores digitais sobre o consumo de produtos e serviços

em Tecnologia
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022

Posicionada para crescer cerca de 30,3% anualmente até 2028, a indústria de marketing de influência dobrou desde 2019. As plataformas focadas em marketing de influência levantaram mais de US$ 800 milhões em financiamento em 2021, enquanto as ofertas de serviços de marketing de influência cresceram 26% globalmente. E com o Instagram sendo usado por 80% das marcas envolvidas no marketing de influência, o lugar de um influenciador de mídia social na estratégia geral de marketing de uma marca é inegável. Mas quanto de influência os profissionais desta área de fato têm sobre os consumidores quando se trata de comprar vários produtos e serviços?

Um estudo recente da YouGov – realizado em 18 mercados globais – revela que mais de dois quintos dos entrevistados (46%) têm maior probabilidade de perceber as recomendações feitas por influenciadores de mídia social quando se trata de comprar roupas. Eles são seguidos de perto por consumidores que são “muito” ou “um pouco” propensos a perceber endossos de influenciadores para produtos de mercearia e alimentação (45%) e entretenimento fora de casa (44%).

Marcas de viagens aéreas e hotéis (41%) dividem o quinto lugar – entre as categorias de produtos/serviços nas quais os consumidores percebem as sugestões de influenciadores – com saúde e suplementos alimentares (41%) e serviços de streaming de mídia (41%). Eles superam significativamente os entrevistados que percebem tais recomendações para ingressos para eventos esportivos (31%) e serviços de jogos de azar/casas de apostas (21%).

Analisando mais de perto as marcas de viagens aéreas e hotéis, os dados revelam ainda o percentual de consumidores que não são influenciados por este tipo de Marketing (52%) formam a maioria sobre os consumidores que percebem tais endossos. 

“Os dados on-line nos dão uma visão clara sobre determinado assunto, acompanhando com a rapidez necessária, as mudanças de comportamento da sociedade. Neste momento, marcas têm apostado no Marketing de Influência, e com esta pesquisa YouGov podem ter uma visão privilegiada acerca do retorno que este investimento aponta nos diferentes setores, em 18 mercados globais”, diz David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov para a América Latina. 

Percepção por mercado
Ultrapassando o público global, mais de dois quintos dos consumidores na Itália (42%) percebem o endosso de influenciadores para viagens aéreas e serviços de hotelaria. No entanto, alguns mercados europeus (Suécia, 29%; Polônia, 28%; Alemanha, 25%; GB, 22%) são consideravelmente menos propensos a refletir esse sentimento. Notavelmente, os entrevistados dinamarqueses (19%) são os menos propensos de todos os mercados a perceber viagens aéreas e recomendações de hotéis por influenciadores de mídia social.

As Américas registram opiniões igualmente díspares. Embora os consumidores nos Estados Unidos (68%) e no Canadá (58%) sejam mais propensos a não serem influenciados por endossos de viagens aéreas e marcas de hotéis, mais da metade dos consumidores mexicanos (52%) dizem que percebem tais endossos.

Os consumidores nos mercados da APAC são mais propensos a notar recomendações de influenciadores de viagens do que em outros mercados globais. Menos de um quarto dos consumidores indianos (23%) e indonésios (20%) dizem que não são influenciados por endossos de influenciadores ao comprar serviços de viagens aéreas e hotéis. Embora esse número aumente na China (32%), Hong Kong (43%) e Cingapura (44%), ainda é significativamente menor do que a média global.

Três quartos dos consumidores nos Emirados Árabes Unidos (75%) – o mais alto de todos os mercados – observam o endosso de influenciadores em suas decisões de compra de viagens aéreas e serviços hoteleiros com menos de dois décimos (19%, o menor entre todas as regiões) que dizem eles não são influenciados de forma alguma.