
Vivaldo José Breternitz (*)
A Tesla parece que está se recusando a vender carros zero recebendo como parte do pagamento seus utilitários Cybertruck usados, o que fazia regularmente até pouco tempo.
Quando os proprietários de Cybertrucks insistem, a Tesla estaria recomendando eles que recorram à Lemon Law, grupo de normas legais estaduais e federais que protegem proprietários quando seus carros apresentam problemas de segurança ou qualidade que não podem ser consertados pela concessionária ou fabricante.
Nesse momento a Tesla tem cerca de 2.400 Cybertrucks novos parados em seus estoques, o que equivale a cerca de 192 milhões de dólares, com base no preço do modelo básico no varejo, cerca de 80 mil dólares.
Os Cybertrucks enfrentaram múltiplos recalls desde o lançamento. Em março, a Tesla fez um recall de quase todos os Cybertrucks já fabricados porque uma peça de aço que fica acima das portas simplesmente estava caindo- foi o oitavo recall do utilitário.
Há também problemas gerados pela postura do CEO da Tesla, Elon Musk, pelo seu envolvimento com a administração Trump: tem ocorrido manifestações de protesto em frente a lojas da Tesla e atos de vandalismo de Cybertrucks.
Apesar de o Cybertruck ter seu lançamento adiado inúmeras vezes, levantando muitas expectativas entre os possíveis compradores, suas vendas nunca foram satisfatórias, ao contrário do que acontecia com outros veículos Tesla, que agora também começam a ser rejeitados pelo mercado, com forte queda nas vendas que os levou a perderam a liderança para os chineses produzidos pela BYD.
Dado o cenário conturbado pelas medidas que o governo Trump vem implementando, é lícito acreditar que a situação da Tesla pode ficar ainda mais difícil.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].