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Outsourcing de TI e o planejamento estratégico

em Tecnologia
quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Foto: Bug BasterS

Controle da receita e despesas são algumas das principais preocupações das empresas, já que influenciam diretamente no caixa, soberano na gestão financeira. Quando falamos de tecnologia, a previsibilidade nem sempre é possível pois existem fatores de obsolescência acelerada por algum novo requisito de software, necessidade de compra de peças, manutenção de TI e diversos investimentos e gastos que muitas vezes fogem de um olhar mais atento.

Embora possa parecer um problema ocasional, até mesmo ‘normal’ quando se trata de equipamentos eletrônicos, todo CIO, diretor ou gerente de TI, sabe que o custo de uma máquina parada é alto, e vai muito além do financeiro.

A capacidade de entrega de um serviço ou produto pode ser abalada pela paralização de um ponto de venda (PDV) em uma loja, ou do computador de um atendente de call center, arranhando a imagem da companhia. Até mesmo nas grandes indústrias, a eficiência de uma linha de montagem, por exemplo, pode ser fortemente impactada por paradas inesperadas nos computadores que controlam processos críticos de montagem e desmontagem de peças, movimentação de esteiras etc., colocando em risco a vida de funcionários e fazendo que matérias-primas sejam desperdiçadas.

Diante desse cenário, é imprescindível para qualquer companhia realizar um acompanhamento contínuo, próximo e tempo real do ciclo de vida dos ativos de TI, a fim de planejar – de maneira rápida, segura e sem imprevistos – a manutenção e até a troca desses equipamentos, antes que eles apresentem algum problema que possa prejudicar o faturamento dos negócios. Uma tarefa bastante árdua e onerosa, mas com uma solução que tem se popularizado cada vez mais no cenário mundial, o Outsourcing.

Por meio da locação de equipamentos, de computadores de mesa até ativos de frente de caixa, por exemplo, os gestores conseguem estabelecer os gastos com toda a infraestrutura de TI que sustenta as operações de negócios, incluindo mão de obra e serviços de suporte, manutenção e substituição das máquinas, seja por quebra ou limitação da vida útil, de forma mensal. Tudo controlado e acordado previamente, sem margem para sustos com despesas não previstas.
Com todas essas conveniências, o outsourcing de TI possibilita o planejamento estratégico dos gastos com a infraestrutura de TI no curto, médio e longo prazo, já que os gestores e o board da empresa podem visualizar todos os custos de operação.

Mas, se ficou interessado, antes de começar a buscar por ofertas de terceirização para seu parque tecnológico, verifique o background do fornecedor, a fim de garantir que você esteja no caminho certo para trazer benefícios para os seus negócios, e não mais dores de cabeça que já tem, por contratar quem não atende prazos e te deixa na mão quando mais precisa.

Seja inteligente, terceirize sua TI!

(Fonte: Tiago Miranda, diretor comercial da Microcity).