125 views 3 mins

Os benefícios da Inteligência Artificial no atendimento digital

em Tecnologia
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022

Segundo uma pesquisa encomendada pela IBM e realizada pela Morning Consult, 40% dos profissionais da área de TI afirmaram que suas empresas já utilizam a inteligência artificial (IA), em algum processo de seu negócio. Além disso, o levantamento também mostrou que o Brasil é o país que está mais à frente com essa tecnologia no mundo corporativo, na América Latina.

Outro dado apontado no Relatório AI Readiness Index 2019, feito pela Oxford Insights, mostra que a previsão é de que a implementação dessa tecnologia movimentará US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.

“Toda tecnologia, atualmente, faz uso da inteligência artificial, desde o reconhecimento de padrões, como nome e CPF até para saber se está usando imagem ou áudio, entregando as informações com maior resumo para o cliente final. Em especial no atendimento digital, a IA divide sua jornada em três etapas: automática, inteligente e humana, estando presente principalmente na primeira e segunda”, explica Diego Freire, CEO da Huggy, plataforma de atendimento digital.

A plataforma é especializada no segmento e oferece um serviço omnichannel, que integra diversos canais de comunicação, melhorando a experiência de compra ou contratação. Eles contam com mais de mil clientes que usam a inteligência artificial, por meio da tecnologia da Huggy.

Inclusive, o CEO conta que muitas vezes o consumidor final usa a IA sem saber que está usando essa tecnologia, por exemplo, quando o sistema pergunta o nome ou outro dado e ele responde, é possível acreditar que seja um atendente que esteja fazendo isso, quando, na verdade, é o sistema que captura essas informações.

Já em relação a economia, a Huggy contabilizou que quando se fala em operação de atendimento, a inteligência artificial chega a otimizar a performance em mais de 40%, no dia a dia, com perguntas rotineiras, quando se faz bom uso dessa tecnologia. E que já houve casos de empresas que conseguiram automatizar até 90% dos processos de atendimento digital.

“A metodologia de três etapas que a nossa tecnologia oferece, permite que seja filtrado as necessidades dos clientes, ou seja, só é passado para o atendimento humano situações personalizadas e que necessitam de uma atenção especial.

Por isso, empresas que estão trabalhando com o mundo digital e aquelas que estão entrando para esse meio, precisam entender a importância de um sistema que ofereça suporte”, completa Freire. – Fonte e mais informações: (https://www.huggy.io/pt-br).