O futuro da Transformação Digital no ambiente de negócios

O ambiente de negócios vem se reinventando a cada dia. Isso porque, com a chegada de tecnologias disruptivas, advindas da Transformação Digital, conceitos como Inteligência Artificial, Big Data, Industria 4.0, Internet das Coisas, por exemplo, estão cada vez mais populares dentro do cotidiano das nossas organizações.

Fernando Brolo (*)

Com foco principal na automação e otimização de processos e redução de custos, a ideia de disrupção se tornou uma necessidade para as organizações, de modo que, para que elas se solidifiquem e permaneçam competitivas no mercado, estar atentas às ondas de inovação é indispensável.

No entanto, apesar deste cenário disruptivo, muito mais do que a implementação de soluções tecnológicas, o conceito de Transformação Digital está relacionado a mudanças que envolvem toda a estrutura organizacional, influenciando na construção de uma nova mentalidade organizacional e interferindo diretamente no modo como os gestores administram seus negócios.

Nesse contexto, promover a Transformação Digital é um desafio um tanto quanto complexo para o ambiente de negócios. Nesse processo, alguns pontos são fundamentais, tais quais:

Promova uma mudança cultural: para que mudanças pautadas em inovação ocorram de fato, é essencial estabelecer uma mentalidade inovadora em toda a organização. Isso significa que a empresa deve promover toda uma mudança, alinhando a implementação de soluções tecnológicas com o capital humano, valorizando cada pilar que sustenta a empresa. Para tanto, o gestor tem papel essencial nesse processo, alinhando seus colaboradores com o novo modelo de negócio.

Engaje suas equipes e promova novas ideias: não basta apenas notificar o time sobre as novas diretrizes da empresa e esperar que sigam à risca, é preciso inspirar! Nesse contexto, mais uma vez o papel de liderança é indispensável, uma vez que ele – o líder – será responsável por inspirar toda a equipe. Para tanto, é preciso promover uma gestão horizontal, levando em conta as ideias e anseios dos colaboradores em prol do negócio.

Acompanhe as mudanças: por fim, é importante que os gestores acompanhem como os profissionais estão lidando com as mudanças da empresa, quais são os pontos positivos e o que ainda precisa ser melhorado. Com isso, a implementação de soluções tecnológicas certamente será mais assertiva.

O impacto da Transformação Digital nas empresas do futuro
Não há dúvidas de que a Transformação Digital é um caminho sem voltas. Nesse sentido, para a sobrevivência e sustentabilidade das empresas, é importante que nós, como gestores, estejamos atentos a qualquer tendência tecnológica que possa ser produtiva aos nossos negócios.

Nesse sentido, contar com especialistas ligados às novidades acerca da Transformação Digital é fundamental, visto que eles serão os responsáveis pelas mudanças do futuro. Além disso, é importante um alinhamento contínuo com todo o time da organização, sempre em prol da inovação e otimização de processos e de pessoas.

Finalizo com uma frase de George Westerman, escritor e pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que se aplica perfeitamente ao tema deste artigo: “Quando se trata de transformação digital, digital não é a resposta. Transformação é.”

Não perca tempo, transforme sua empresa hoje!

(*) É Partner Sales na LogiThink, empresa a serviço da reinvenção da tecnologia. A companhia é o novo nome do braço tecnológico do Grupo b2finance, que atua com Auditoria e Outsourcing e é associada à KRESTON, uma das maiores autoridades do mundo no assunto. Com mais de 10 mil projetos implantados e um portfólio de peso, a empresa visa ser a melhor parceira em Tecnologia e Transformação Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap