Até 2025, quase 800 mil novas vagas de trabalho para profissionais de tecnologia devem ser criadas no país, segundo projeção atualizada da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom. Contudo, a mesma projeção indica que 67% destas vagas – mais de meio milhão – podem não ser preenchidas por falta de profissionais qualificados. Esse déficit preocupa o mercado e aumenta a importância de iniciativas que diminuam o apagão de mão de obra.
É o caso do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, que há cinco anos mantém um Programa de Formação para capacitar pessoas que desejam ingressar na área e teve 11 mil inscritos somente em 2021, e, só agora no começo do ano foram 6.500 inscritos. Alguns dos formados acabam sendo efetivados no próprio Grupo e outros são absorvidos por empresas parceiras e clientes. O programa é 100% gratuito em todas as suas etapas, e, além disso, a FCamara vêm auxiliando algumas empresas a implantarem seus próprios programas de formação.
Na última edição, que encerrou as inscrições no mês passdo, mas segue em processo, o Programa de Formação teve crescimento na procura por mulheres participantes, que foram 35% dos inscritos, fator de extrema importância, já que a colocação de mulheres no mercado de tecnologia ainda é um tabu no mercado. E, outro dado que chama atenção e “assusta”, é que 3.700 dos 6.500 estão desempregados, em busca de novas oportunidades, recolocação no mercado ou migração de carreira (www.fcamara.com.br/).
191 views
2 mins