A Microsoft acaba de anunciar que investirá US$ 3,3 bilhões no estado americano de Wisconsin, onde construirá um data center voltado à inteligência artificial e computação na nuvem.
Vivaldo José Breternitz (*)
O novo data center é mais um dos grandes investimentos em IA que a empresa vem prometendo fazer, segundo ela criando dezenas de milhares de novos empregos nos próximos anos e preparando a juventude para o ambiente de trabalho do futuro.
Além do data center propriamente dito, o plano para Wisconsin prevê a implementação do que a Microsoft chamou de “primeiro laboratório de inovação colaborativa de IA com foco em manufatura” dos Estados Unidos.
O executivo da Microsoft Brad Smith, nascido em Wisconsin, disse em um comunicado à imprensa que “Usaremos o poder da IA para ajudar a avançar a próxima geração de empresas de manufatura e desenvolver habilidades e empregos em Wisconsin e em todo o país. É isso que uma grande empresa pode fazer para construir uma base sólida para todas as empresas de médio e pequeno porte, startups e organizações sem fins lucrativos”.
O investimento começa a ser feito agora e será concluído em 2026. A Microsoft disse que precisará de cerca de 2.300 trabalhadores para as obras do data center e em breve deverá iniciar o treinamento de cerca de mil alunos de uma escola da região, o Gateway Technical College, que trabalharão na unidade quando esta entrar em operação. Também serão treinados funcionários públicos e lideranças locais, de forma a que possam trabalhar com IA.
O data center será construído no local em que a Foxconn pretendia investir cerca de US$ 10 bilhões na construção de uma fábrica. O projeto, que previa a criação de 13 mil novos empregos, não saiu do papel.
Como não poderia deixar de acontecer, políticos pegam carona nos acontecimentos, especialmente quando se aproximam eleições: Biden lembrou aos americanos que o governo Trump apoiou o projeto da Foxconn e desapropriou de cerca de 100 casas e propriedades rurais, desperdiçando “centenas de milhões de dólares dos contribuintes”.
A mensagem que Biden pretende passar aos eleitores é “eles desperdiçaram, nós vamos fazer” – em visita que fez a Wisconsin, disse que o estado tem sido “ignorado ou prejudicado pelas políticas do governo anterior”.
Vamos aguardar os próximos capítulos…
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].