210 views 2 mins

Meta pressiona pela volta aos escritórios

em Tecnologia
segunda-feira, 12 de junho de 2023

A Meta, empresa mãe do Facebook, vencendo a resistência de seus funcionários, parece que está conseguindo levá-los de volta aos escritórios, se não eliminando, ao menos reduzindo o home office.

Vivaldo José Breternitz (*)

A empresa disse ao portal Engadget que exigirá que seu pessoal retome o trabalho presencial ao menos três dias por semana a partir de 5 de setembro – pessoas que foram contratadas para trabalhar remotamente permanecerão nesse regime.

A Meta afirma que isso faz parte de uma estratégia que prevê o trabalho híbrido anunciada anteriormente, quando a empresa fez demissões em larga escala. Essa estratégia pretende ajudar a Meta a fazer de 2023 “o ano da eficiência”; a empresa acredita que trabalho em equipe, com contato pessoal, é necessário para aumentar a produtividade.

A Meta instituiu uma política de trabalho remoto em maio de 2020, quando ficou claro que a pandemia do COVID-19 não terminaria tão cedo. Embora esperasse reabrir os escritórios em 2021, adiou repetidamente essa reabertura à medida que o COVID-19 se espalhava e surgiam novas variantes de vírus.

A gigante das redes sociais não está sozinha: a Apple e outras grandes empresas de tecnologia estão exigindo trabalho no formato híbridos e enfrentam resistência semelhante.
Essas exigências das empresas e resistências dos funcionários podem ser alteradas, dependendo de como evoluirem fatores como a pandemia, o nível de emprego e a situação econômica.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisa.