A Sports Illustrated, também conhecida como SI, é uma das principais revistas esportivas dos Estados Unidos, publicada semanalmente desde 1954.
Vivaldo José Breternitz (*)
No final de novembro, começaram a circular rumores de que a SI vinha publicando artigos gerados por inteligência artificial (IA), com autoria atribuída a jornalistas inexistentes, cujas “fotos”, também geradas por IA, ilustravam as matérias.
Quando os rumores foram confirmados, um escândalo explodiu, inclusive com manifestações indignadas da equipe da revista. Logo em seguida, o Arena, grupo que edita a SI, demitiu dois de seus executivos, mas alegou que as saídas não tinham relação com os artigos.
No entanto, nesta semana, mais demissões aconteceram, inclusive a de Ross Levinsohn, CEO do grupo – e o mais interessante é que o Arena deu grande publicidade às demissões, comunicando-as às agências de notícias.
Levinsohn tem uma longa trajetória em altos escalões de empresas de mídia, como Yahoo e Fox, mas também é conhecido por ter sido alvo de várias acusações de assédio sexual em empregos anteriores, embora tenha sido sempre inocentado.
Situações como essa devem se tornar cada vez mais comuns: recentemente, advogados americanos foram punidos pelo uso indevido de IA em ações judiciais.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.