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Marketplaces seguem em trajetória de crescimento

em Tecnologia
quinta-feira, 29 de junho de 2023

Gestor de plataforma destinada ao mercado de geotecnologia diz que essa evolução ocorre devido à pluralidade de ofertas que os sites oferecem ao cliente.
 
Os marketplaces estão em constante crescimento. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor registrou em 2022 expansão de 3% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 135,6 bilhões em vendas. Um relatório do Webshoppers mostra que 84% dos lojistas que vendem online usam os marketplaces em suas estratégias de marketing. De acordo com o documento, as transações por meio dessas plataformas devem aumentar 54% até 2024.
 
Para Weslei Lima, gestor de marketplace do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, essa evolução nos números ocorre devido à pluralidade de ofertas que os sites oferecem ao cliente. “Esses sites estão se tornando grandes comunidades de pessoas interessadas em produtos e serviços, o que é bastante positivo. Cada vez mais, os consumidores buscam ferramentas que contemplem produtos, serviços e outras facilidades”, comenta.

Na plataforma de marketplace do Mercado Topográfico, além do catálogo de equipamentos como estações totais, RTKs, drones com lasers scanners, ecobatímetros, entre outros, há cursos, treinamentos, suporte online, serviços de assistência técnica e a possibilidade de os profissionais se cadastrarem para buscar oportunidades de trabalho. “As empresas podem buscar topógrafos, engenheiros agrimensores, geógrafos, cartógrafos e trabalhadores de geotecnologia”, conta o gestor.
 
Lima reforça ainda que “esse modelo de negócio tem se mostrado eficaz para fidelizar clientes, incluindo pessoas e empresas, pois é possível encontrar em um único lugar uma grande variedade de soluções”.
 
Este ano, o Mercado Topográfico prevê investir R$ 5 milhões para acompanhar o movimento crescente do setor e alcançar até dezembro a marca de 15 novos profissionais cadastrados por mês, além de ter a maior base de comparação de produtos e serviços do segmento e faturar cerca de R$ 1 milhão. “Nosso objetivo é que a plataforma se torne o maior marketplace de geotecnologia do Brasil e estamos caminhando para isso. Nos primeiros três meses deste ano, já registramos crescimento de 100%”, finaliza Lima.