195 views 2 mins

Mais uma empresa de alta tecnologia em dificuldades

em Tecnologia
quinta-feira, 23 de março de 2023

A empresa de lançamento de satélites Virgin Orbit está iniciando uma “pausa operacional” e dispensando a maioria dos seus funcionários, informou o portal CNBC.

Vivaldo José Breternitz (*)

A empresa está buscando novos investidores para melhorar sua situação financeira e prometeu fornecer novas informações nas próximas semanas.

A maioria dos satélites, como aqueles colocados em órbita por governos e empresas como a SpaceX, são lançados por foguetes pesados, que partem do solo.

A Virgin Orbit tem uma proposta diferente: usa foguetes mais leves, lançados a partir de um Boeing 747 voando a cerca de 11 mil metros de altitude; os foguetes são presos sob a asa do avião e essa forma de lançamento permite reduzir o consumo de combustível e o tamanho do foguete.

No início deste ano, a Virgin Orbit tentou colocar nove satélites em órbita da Terra, com o avião lançador voando sobre o Reino Unido. Infelizmente, a missão falhou – supostamente devido a um filtro de combustível mal instalado.

Esse revés juntou-se aos problemas financeiros já existentes – a empresa viu suas ações caírem vertiginosamente desde seu lançamento em dezembro de 2021; apenas no último trimestre fiscal, perdeu US$ 49,2 milhões.

Antes do anúncio da “pausa operacional”, a Virgin Orbit parecia estar progredindo nos trabalhos para seu próximo lançamento, tendo afirmado no mês passado que seu próximo foguete estava nos estágios finais de integração e teste.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.