80 views 3 mins

Linux completa 30 anos

em Tecnologia
quarta-feira, 01 de setembro de 2021

Vivaldo José Breternitz (*)

Em 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds, um finlandês aluno da Universidade de Helsinque, à época com 21 anos de idade, anunciou na plataforma Usenet que havia criado um novo sistema operacional, cujos derivados agora estão por toda parte, desde supercomputadores até o rover Perseverance, da NASA, que está em Marte.

No anúncio, Torvalds disse que estava “criando um sistema operacional livre – é apenas por hobby, não será nada grande ou profissional. Qualquer feedback será bem recebido”. O software foi disponibilizado para quem quisesse baixá-lo e ‘brincar’ com ele. O sistema criado por Torvald é o Linux.

A máquina que Torvalds usou para criar o Linux era dotada de um microprocessador Intel 80386 lançado em 1985 e que inaugurou a era da computação de 32 bits na plataforma PC; era muito menos poderosa que qualquer celular atual.

Precisamente por ser gratuito e modificável, ao longo dos anos o Linux se tornou uma família de sistemas caracterizada pelo famoso ícone do pinguim. Segundo o portal da Linux Foundation, 100% dos supercomputadores usam Linux ou um de seus derivados, bem como 95% das nuvens públicas, 70% dos smartphones, principalmente os Android, e a metade das grandes empresas que trabalham com blockchain.

Um exército de cerca de 235 mil profissionais desenvolve aplicativos baseados em Linux. Torvalds várias vezes disse que nada disso era esperado quando ele criou o Linux, mas sua criatividade é impressionante: ele também desenvolveu o Git, um sistema para controle de versões amplamente utilizado nos ambientes de desenvolvimento de software.

Atualmente, Torvalds atua junto à Linux Fundation, uma organização criada para continuar desenvolvendo o Linux; apoiam essa entidade várias grandes empresas do ramo da informática, como HP, IBM e Oracle. Torvalds possui a marca registrada “Linux” e supervisiona esse uso por meio da organização sem fins lucrativos Linux International, que é dirigida por Jon “Maddog” Hall, uma figura icônica da computação que apoiou Torvalds fortemente no início de sua carreira.

Maddog possui fortes laços com o Brasil, onde desenvolveu projetos e participou de eventos promovidos por diversas universidades, dentre as quais, o Mackenzie.
Sem dúvida, Torvalds deve ser reverenciado como um dos grandes nomes da computação.

(*) – Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.