Investidores acreditam que a Alphabet, empresa mãe do Google, esteja perdendo terreno para a rival Microsoft.
Vivaldo José Breternitz (*)
Isso fez com que a empresa perdesse US$ 100 bilhões em valor de mercado na quarta-feira, depois que seu novo chatbot, o Bard, trouxe informações imprecisas em um vídeo promocional utilizado em seu lançamento, que ocorreu em um evento que não deslumbrou.
As ações da Alphabet caíram 9% durante o horário regular de pregão na bolsa de valores, com volumes quase três vezes maiores que o normal. No pregão estendido, as perdas foram reduzidas, mas o pequeno volume negociado faz que não haja muita confiança em relação ao futuro desse investimento.
As ações da Alphabet haviam perdido 40% de seu valor em 2022, mas subiram 15% desde o início deste ano, sem considerar as perdas de quarta-feira.
O erro no vídeo foi apontado inicialmente por jornalistas da agência Reuters – o Bard errou ao informar qual foi o primeiro satélite a fazer fotos de um planeta fora de nosso sistema solar.
Observadores tem comentado que há pânico no Google, causado pelo fato de a OpenAI, uma organização em que a Microsoft já investiu mais US$ 10 bilhões, ter lançado em novembro o ChatGPT, software que viralizou, não só pela qualidade de suas respostas como também por ter sido liberado para todos os usuários desde seu lançamento.
O lançamento do Bard, feito ao vivo pelo Google, não trouxe detalhes sobre como e quando integraria o novo software ao seu buscador, bem como informou que, por enquanto, apenas um pequeno grupo de usuários selecionados poderá utilizar o sistema.
Um dia antes, a Microsoft disse que já havia integrado o ChatGPT ao seu buscador.
Conforme o dito popular, é briga de cachorro grande…
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.