94 views 6 mins

Jornal 25/05/2019

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de maio de 2019

Definição do propósito da empresa: sua importância e relevância

O que o mundo perderia se a sua empresa deixasse de existir? Esta é uma pergunta importante, que pode lhe trazer algumas respostas sobre o tema deste meu novo artigo

“Propósito”. Este conceito expressa a maneira única que sua organização fará a diferença no mundo. É uma ideia transformadora e cada vez mais presente nos modelos de negócio contemporâneos. Conhecer o propósito e colocá-lo em prática em cada decisão da empresa é de suma importância para sua perenização.
O propósito está relacionado diretamente com a certeza de sabermos aonde queremos chegar e o que iremos deixar de legado. Para isso, uma empresa deve pensar não só em seus colaboradores e clientes, mas em toda a comunidade que a circunda.
Especialistas alegam que um dos diferenciais das novas gerações que atuam no mercado é, justamente, a busca destes grupos por fazer aquilo que gostam e o desejo pelo risco de viver suas paixões nas carreiras em que pretendem seguir.
Uma pesquisa realizada pela Cia. de Talentos em 2017, por exemplo, indica que 56% dos jovens entrevistados pretendem abrir um negócio próprio, alinhado a suas predileções e objetivos pessoais. Com isso, o mercado recebe, a cada dia, novas empresas que conectam seus negócios com a visão de mundo dos seus empreendedores. Neste contexto, o entendimento total da missão de uma organização é o que vai diferenciá-la das demais.
Somemos a este cenário às novas possibilidades tecnológicas e o que teremos, de fato, é a transformação digital como potencializadora dos propósitos de uma empresa.

Mas você realmente entende aonde sua empresa quer chegar?
Afinal, qual é o propósito da sua organização? Se você não consegue responder a essa pergunta de imediato, é necessário repensar os conceitos e valores da empresa. Não há uma fórmula exata para identificar o seu propósito, já que cada negócio possui características próprias e procura atender a necessidades peculiares do mercado. Questionar-se, entretanto, é o primeiro passo para encontrarmos respostas.
A seguir, um exemplo de propósito bem definido: existe uma rede de escolas de idiomas que é uma das instituições de ensino mais respeitadas do país. Há mais de 50 anos no mercado e com mais de 600 mil alunos formados ao longo de toda a sua história, ela tem, ao longo dos últimos meses, procurado expandir suas barreiras. Embora seu core central continue sempre sendo o ensino de excelência, a rede investe muito na criação de um sistema de ensino de inglês, para a grade intracurricular das escolas regulares, e no sistema bilíngue. Ademais, aliam o aprendizado de idiomas ao estudo de programação (“coding”), pois acreditam que, tanto o Inglês quanto “o idioma da tecnologia”, dominarão o mercado de trabalho em um futuro bem próximo.
E é este, justamente, o seu propósito: preparar crianças e jovens para não só se inserirem na sociedade como indivíduos capazes e exemplares, mas para liderá-la, para suprir as demandas de um mercado em evolução e para criar as novas transformações disruptivas que estão por vir.
Para tanto, há tamanha dedicação para oferecer a melhor experiência de ensino para seus alunos, de forma a compreender as necessidades de cada indivíduo – suas barreiras, particularidades e seus anseios.

O propósito é a bússola que norteia nossos caminhos!
Em outras palavras, ter um propósito é fazer com que o seu trabalho tenha um impacto real na sociedade como um todo e uma razão para nos orgulharmos de nossa trajetória de tudo que, enquanto líderes, fizemos para uma organização, seus colaboradores e seu público.
O propósito, por fim, é uma bússola, que norteia a difusão de nossos valores e objetivos, motivando pessoas a compartilharem anseios comuns em prol do futuro de uma companhia. É o foco em algo maior, que estimula nossos times a acreditar no lugar em que trabalham e em suas realizações, em seu impacto social.
É necessário, pois, entender que a única forma de oferecer algo ao mercado – e não apenas extrair algo dele – é descobrir o seu propósito verdadeiro. Portanto reflita, identifique seus prós, contras e metas. Assim, os desafios serão encarados com maior comprometimento e o sucesso será uma consequência dos valores intangíveis que você oferece.