A funcionalidade SOS da Apple permite que usuários de iPhones acionem serviços de emergência mesmo quando em áreas sem sinal de celular.
Vivaldo José Breternitz (*)
Agora, durante sua Worldwide Developer Conference, evento realizado anualmente no qual são anunciadas novidades envolvendo os produtos e serviços da empresa, a Apple disse que, em breve, os usuários de seus equipamentos poderão enviar mensagens via satélite, de forma semelhante à que fazem quando enviam pedidos de socorro.
Quando em áreas sem sinal de internet, o usuário precisará mover o telefone, buscando localizar um satélite; quando o encontrar, poderá digitar a mensagem que pretende enviar, sempre mantendo o celular apontado para o satélite.
A Apple não deu detalhes quando apresentou a nova funcionalidade, não tendo falado em custos do serviço e eventuais restrições, embora acredite-se que, ao menos por enquanto, não poderão ser enviadas imagens, face ao tamanho dos arquivos que estariam envolvidos. A empresa também não disse quando o novo recurso estará disponível ou se ele será restrito a determinados modelos de seus aparelhos.
Quanto aos celulares Android, é de se esperar que os mesmos venham a dispor de recursos semelhantes, como já acontece com alguns modelos que tem funcionalidades similares ao SOS da Apple.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.