A SpaceX, empresa controlada por Elon Musk, acaba de obter da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos autorização para que o Starlink, seu sistema de internet via satélite seja usado em veículos em movimento, tais como carros, caminhões, barcos e aeronaves.
Vivaldo José Breternitz (*)
O Starlink é composto por uma constelação de satélites em órbita da Terra, fornecendo internet de alta velocidade para 36 países, inclusive para o Brasil. O sistema permite chamadas de vídeo, jogos online, streaming e outras atividades, sendo muito mais rápido que os satélites de banda larga tradicionais.
A autorização gera muitas oportunidades de negócio, já tendo permitido à SpaceX firmar contratos com as companhias aéreas JSX e Hawaiian Airlines, oferecendo acesso à internet durante os voos. A SpaceX ajudou muito a Ucrânia nos últimos tempos e a Ukrzaliznytsia (ferrovias ucranianas) já disse que planeja oferecer o serviço Starlink em todos os seus trens até o final de 2022 – evidentemente, se a guerra permitir…
Concorrentes já estão surgindo, como o Telestat canadense e o Projeto Kuiper, da Amazon; no entanto, ambos ainda estão bastante atrasados em termos de desenvolvimento em relação ao Starlink.
É mais um passo rumo a uma internet rápida e confiável; no entanto, é um golpe para aqueles que costumavam culpar a falta de conexão para não responder mensagens ou quando perdiam prazos…
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.