Impressão 3D: tecnologia transformadora

  • Save
Grupo Binário

Você ouviu alguma vez, nos últimos anos, que a impressão está morta? Se sim, a boa notícia é que essa afirmação está totalmente errada. A verdade é que, atualmente, ela se tornou peça-chave entre empresariais de todo o mundo. Segundo estudo da Accenture, o mercado mundial de impressão 3D deverá atingir 14,4 bilhões de dólares até 2022. Tudo isso impulsionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, abordagens e aplicações que permitem às empresas aprofundar o relacionamento com os clientes e atender de forma mais ágil às expectativas deles por meio de uma experiência personalizada.

Atualmente, a impressão se tornou algo muito além do processo tradicional de tinta e papel. As novas tecnologias permitem que plásticos, metais, tecidos e matéria orgânica sejam impressos ou aplicados em diferentes superfícies. Essa evolução foi fundamental para o aprimoramento sobre como empresas de todos os tipos desenvolvem, fabricam, entregam e melhoram seus produtos e serviços.
Nesse contexto, podemos ressaltar que uma das formas de impressão mais evoluídas é a 3D. À medida que um número crescente de setores adota esse tipo de impressão ou a fabricação aditiva (AM – de Additive Manufacturing) e a demanda por essa tecnologia cresce, as empresas percebem como esses recursos têm proporcionado redução de custos e do tempo de produção, além da entrega de melhores resultados e com qualidade diferenciada aos seus clientes.

Às vezes, o processo de criar instalações locais de AM pode parecer amedrontador, principalmente se não houver profissionais com a experiência necessária para ajudar. Além do treinamento dos funcionários, há outros desafios a serem considerados, como, por exemplo, garantir que os fluxos de trabalho e os processos de impressão 3D sejam otimizados e gerenciados com segurança, mantendo os dispositivos e os custos sob controle. Por isso, prepare sua infraestrutura para receber essa nova solução.

A impressão 3D é uma tecnologia transformadora para muitos setores e, com os novos serviços oferecidos por empresas especializadas no ramo, as companhias têm todos os motivos para buscarem qual deles é mais adequado para garantir a sustentação do negócio e que, ao mesmo tempo, seja capaz de auxiliar a manter o mesmo nível tecnológico dos concorrentes. Assim, desde que implantada de maneira correta, essa inovação irá melhorar sua eficiência, produtividade e a entrada em novas áreas de negócios.

(Fonte: Carlos Angulo é Business Development & Product Marketing Manager da Ricoh América Latina).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap