Fontes do mercado dão conta que a IBM está estudando a venda de seus negócios na área de previsão do tempo – oficialmente como forma de simplificar a gestão de suas operações.
Vivaldo José Breternitz (*)
O Wall Street Journal informou que os estudos estão em estágio inicial, podendo não avançar – de qualquer forma, esses negócios estão avaliados em mais de US$ 1 bilhão.
A IBM entrou nessa área em 2015, quando adquiriu a Weather Co. investindo US$ 2 bilhões na compra de seus ativos, exceto o The Weather Channel, com o qual a IBM firmou um contrato de longo prazo para fornecer dados meteorológicos.
Ao longo desses oito anos, IBM aprimorou seus serviços na área, incluindo a adição de dados capturados por aeronaves e smartphones para melhorar as previsões meteorológicas.
Na época, justificando a aquisição, Michelle Boockoff-Bajdek, então chefe global de marketing e soluções de negócios da IBM, disse que praticamente todas as empresas tinham a ganhar com a incorporação de dados meteorológicos ao seus processos de decisão, podendo gerar, apenas para empresas operando nos Estados Unidos, ganhos de meio trilhão de dólares ao ano. Apesar disso, a maioria das organizações ainda não possui uma estratégia meteorológica.
A possível venda vem à tona em meio a relatos de que a IBM está buscando simplificar suas operações, em um momento em que o preço de suas ações é o mais baixo em mais de 20 anos. A alienação de ativos não essenciais começou em janeiro de 2022, quando a IBM vendeu vários produtos de software e outros ativos de seu negócio Watson Health para a empresa de private equity Francisco Partners.
Como outras empresas de tecnologia atualmente, a IBM também demitiu funcionários, cerca de 4 mil pessoas em março passado; mais demissões podem ocorrer caso a venda se concretize.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.