99 views 2 mins

HP deixa de operar na Rússia

em Tecnologia
sexta-feira, 05 de abril de 2024

A HP concluiu seu processo de saída da Rússia, conforme exigido pelas sanções impostas pelos Estados Unidos, em resposta à invasão da Ucrânia.

Vivaldo José Breternitz (*)

A HP já havia fechado seu site russo, que além de informações continha os drivers necessários ao uso do hardware fornecido pela empresa e agora fechou também seu centro de suporte no idioma russo.

Ao tentar visitar o site da HP Rússia, o internauta é redirecionado para a página da empresa no Cazaquistão – o russo é uma das línguas faladas nesse país. Embora permita baixar drivers para notebooks, impressoras e outros equipamentos, a HP no Cazaquistão não oferece suporte online.

A HP também fechou seu site da Bielorrússia – os que tentam acessar o site bielorrusso também são redirecionados para o site do Cazaquistão; a HP vendia na Rússia e Bielorrússia cerca de US$ 1 bilhão ao ano.

A publicação russa CNews, ao noticiar esses fatos, disse que a HP não informou seus usuários acerca das medidas que tomou, ao contrário do que fez a Microsoft; no entanto, a saída da HP da Rússia já era esperada desde março de 2022, quando a empresa parou de exportar seus produtos para o país.
A saída da HP deu espaço a outras empresas no mercado russo, dentre elas a fabricante de impressoras chinesa Pantum, que aumentou seu market share na Rússia para 53%, contra os 16% que detinha anteriormente.

Apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, parece que não existem grandes problemas para os usuários na área de equipamentos anteriormente fornecidos pela HP, pois já estão disponíveis no mercado alternativas de hardware e software, além da possibilidade de se fazer compras indiretas, adquirindo o que é necessário em outros países.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].